Extensionistas da Emater na Rajadinha, que promove feira nos dias 3 e 4 de agosto
A 6ª Edição da Feira da Colônia, um dos mais tradicionais eventos de turismo rural do Distrito Federal, vai acontecer no primeiro fim de semana de agosto, nos dias 3 e 4, em Planaltina, na Colônia Agrícola Rajadinha I. Durante a feira, os visitantes vão ter acesso a exposição de produtos, programação cultural e visitas guiadas às chácaras do Circuito Rajadinha. A rota turística inclui 11 chácaras.
Nos dois dias da feira, o público vai conhecer um pouco da produção de flores e plantas ornamentais, receber informações sobre decoração, paisagismo, alimentos orgânicos e experimentar produtos da gastronomia rural, como pães, bolos, biscoitos, sorvetes de frutos do cerrado e doces típicos da região. O roteiro também inclui várias programações infantis. O evento acontece das 8h às 18h.
“Trata-se da produção rural associada ao turismo, onde o produtor abre sua propriedade para mostrar o que tem de melhor. Isso permite ao visitante uma experiência agradável e única”, explica a turismóloga da Emater-DF Zaida Regina da Silva. “O turista não é apenas um espectador. Ele deseja vivência, quer conhecer as pessoas, os hábitos, a cultura dos lugares que visita.”
A Feira da Colônia foi uma iniciativa desenvolvida pela Emater-DF em parceria com os produtores rurais integrantes do Circuito Rajadinha, como forma de inserção dos produtores na cadeia do turismo rural, estimulando a economia local por meio da venda de produtos agrícolas e valorizando o roteiro turístico.
Agendamento das visitas
A temporada de visitação às chácaras do Circuito Rajadinha tem início na sequência, logo após a abertura da Feira da Colônia, quando o público pode agendar as visitas com os produtores participantes do projeto.
Confira aqui as propriedades participantes:
Alguns dos eventos da Feira da Colônia
– 03/08 Passeio ciclístico – Saída do escritório local da Emater de Planaltina até a Feira da Colônia. Previsão de saída às 7h.
– 03/08 Abertura da Feira da Colônia às 10h30.
– 03/08 Oficina de minijardim.
– 03 e 04/08 Oficina de meliponicultura (produção de mel de abelhas sem ferrão).
– 04/08 Apresentação da Orquestra Roda de Viola, às 16h.
Serviço
Feira da Colônia
Data: 3 e 4 de agosto (sábado e domingo)
Horário: de 8h às 18h
Endereço: Sítio Florida – Colônia Agrícola Rajadinha I, Planaltina-DF – Acesso pela DF-130
Entrada franca
Informações: (61) 3389-1861 (Emater-DF / Planaltina) / (61) 3311-9400 (Assessoria de Comunicação – Emater-DF)
A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br