Cerca de 70 pessoas aprenderam prática noções básicas e específicas para uma formação racional de pastagem
Estudantes universitários, produtores rurais e técnicos agrícolas assistiram, na manhã desta sexta-feira (16 de setembro), a palestra Formação Racional de Pastagens ministrada pelo extensionista rural e zootecnista da Emater-DF Douglas Mariz de Andrade. O evento compõe a programação da 30º Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra), que está sendo realizada no Parque Granja do Torto (PGT) até o dia 18 de setembro.
Cerca de 70 pessoas aprenderam na prática o passo a passo para implantação do capim em uma propriedade rural. “O intuito é passar noções básicas e específicas para uma formação racional da pastagem, levando em consideração dados produtivos e objetivos da propriedade perante o mercado atual da região, seja da porteira para dentro ou da porteira para fora”, considerou o palestrante.
Produtora de Água Fria (GO), Elânia Maria dos Santos Rodrigues pretende ampliar a produção rural da sua propriedade e, de acordo com ela, o conhecimento adquirido vai ser colocado em prática. “A gente veio aqui para aprender mais, para plantar mais. Hoje a gente planta soja e capim. Foi um aprendizado muito bom para a gente fazer direito e bem feito”, disse.
A estudante do oitavo semestre de Agronomia da Uniasselvi Alícia Rodrigues, apesar de já ter concluído na grade curricular a disciplina de Pastagem, afirmou que a palestra foi uma oportunidade de abrir portas e mais conhecimento. “Foi a primeira palestra que assisti na Expoabra e foi muito produtiva. A gente passa a ter mais ideias, além de entender do ponto de vista do produtor, o custo da produção, a vivência, o que tem de ser feito na área da propriedade, como a gente pode trabalhar, então aprendi muito. Uma janela se abriu para mim”, falou Alícia.
Conteúdo
Os participantes da palestra Formação Racional de Pastagens aprenderam todas as etapas para a implantação do capim em uma propriedade rural. Entre os tópicos abordados pelo extensionista Douglas Andrade, se destacam a importância de conhecer todas as características da propriedade; de fazer a análise do solo e conhecer a sua composição; de preparar corretamente a área para o plantio; o uso e manutenção correta do maquinário; a escolha correta das sementes ou mudas dos cultivares; como fazer o manejo pós-plantio e custos de produção.
Durante a Expoabra, técnicos da Emater-DF também ministraram uma palestra sobre Criação de Abelhas sem Ferrão (Meliponicultura) e as oficinas sobre Suco Detox e Suculentas. Além disso, a empresa levou 35 produtores rurais para comercializar na Feira Rural produtos como artesanato, panificados, trufas, brigadeiro gourmet, geleias, mel, molhos de pimenta, rapadura, queijos finos e desidratados; além de café gourmet e produtos da floricultura. Foi montado também um estande institucional, que atende o público com informações de assistência técnica e extensão rural.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br