Em parceria com a Secretaria de Saúde e empresas da região, a Emater-DF promoveu um dia de cuidados médicos, nutricionais, com a beleza, com a mente e o corpo
Mais de 60 produtores e trabalhadores rurais de Vargem Bonita participaram do Dia da Saúde organizado pelo escritório local da Emater-DF. O encontro aconteceu no último dia 27 de outubro e ofereceu consultas médicas para a devolutiva do exame anual de colinesterase, exames oftalmológicos, consulta com nutricionista, atualização do cartão de vacinas, além de cortes de cabelo, aulão de tai chi chuan e bingo para sorteio de prêmios.
A gerente do escritório da Emater-DF em Vargem Bonita, Cláudia Coelho, enfatizou que o exame de colinesterase é anual e, seguindo o planejamento de atendimento da empresa, foi realizado em setembro com o objetivo de acompanhar o grau de exposição do trabalhador ou produtor rural a produtos tóxicos, como pesticidas, inseticidas, herbicidas ou adubos químicos. Neste ano, cerca de 30 produtores e trabalhadores rurais tiveram esse acompanhamento diretamente com médicos da Secretaria de Saúde do DF (SES).
“Planejamos fazer uma atividade mais atrativa para o produtor rural e sua família, com oferecimento de mais serviços essenciais para a comunidade. Visamos o bem-estar geral do produtor e suas família, e consideramos importante não só alertar sobre as consequências para a saúde sobre a manipulação incorreta desses produtos químicos, mas oferecer orientações nutricionais, outros cuidados médicos, com o corpo e a mente e momentos de diversão e leveza. Foi um sucesso”, avaliou Cláudia Coelho.
Parcerias
O Dia de Saúde é realizado conjuntamente pela Emater-DF e pelo Centro de Informações e Assistência Toxicológica da SES desde 2012. A edição de Vargem Bonita aconteceu por meio de muitas parcerias, como com a Ótica Priori, que realizou exames oftalmológicos e comercializou armações com preços mais atrativos, com o Studio de Beleza Conceição, que promoveu cortes de cabelos masculinos, femininos e infantis e com a auto mecânica Kimie, que patrocinou os prêmios do bingo.
A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressalta que o atendimento ao homem do campo transcende a produção rural, mas passa pela atenção dos órgãos do Governo do Distrito Federal com a saúde e a qualidade de vida da população rural.
“O Dia da Saúde é uma parceria antiga, que ganha contornos mais abrangentes, como a discussão sobre a violência doméstica e cuidados com a saúde. O trabalho no campo, por vezes, é bastante pesado, demanda horas no sol, na chuva e manipulando insumos químicos, que sem as precauções devidas, podem refletir diretamente na saúde do produtor. Assim, estamos aqui para orientar na prevenção e identificar possíveis doenças causadas por intoxicação. A saúde do trabalhador rural é necessária para termos o desenvolvimento rural sustentável”, afirmou.
Já a coordenadora do Dia de Saúde da SES, Joseane Prestes de Sousa, o foco do Laboratório de Toxicologia e do Centro de Informações e Assistência Toxicológica da SES é a mudança de hábito dos produtores rurais e engajá-los com processos e procedimentos adequados na manipulação de defensivos químicos.
“Estamos aqui para orientar sobre a necessidade do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), da proteção coletiva e verificar se há alguma alteração relacionada à intoxicação no organismo dos produtores e trabalhadores, a partir dos nove tipos de exames de sangue realizados. A partir disso, verificar se essa intoxicação é crônica ou aguda e, dentro desta parceria com a Emater-DF, que eles vejam que estão sendo cuidados. Com o resultado, um médico que fez uma devolutiva com cada um deles”, explicou.
A Secretaria de Saúde, por meio do Posto de Saúde da região, também atualizou a vacinação do público presente com a oferta das vacinas para gripe, antitetânica, hepatite B, tríplice viral e difteria.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br