Começou a ser comercializado no Distrito Federal o primeiro frango orgânico certificado da região. Na última semana, o produtor rural Carlos Gilberto Gonçalves Caetano começou a fazer as entregas de frango em lojas e empórios especializados em produtos naturais e orgânicos, em Brasília.
A expectativa do produtor é que a produção seja de cerca de 15 mil aves por ano. A criação das aves é feita na propriedade localizada em Santo Antônio do Descoberto de Goiás (GO). Já o abate é feito em abatedouro do Distrito Federal, com registro no Sistema de Inspeção Federal (SIF).
Entretanto, um bom caminho foi percorrido por Carlos Gilberto antes dessa primeira entrega, com muita persistência e dedicação. Foram pelo menos três anos de preparação da propriedade para o início da criação das aves orgânicas.
Na criação orgânica, além da atenção com a alimentação das aves, o produtor deve cuidar do bem-estar animal. Ao contrário da criação em granjas, em que os animais ficam em confinamento, as aves no sistema orgânico também devem ter acesso a pasto. Há também cuidados na prevenção de doenças, com a vacinação obrigatória das aves, cuidados no manejo da criação e com o uso de fitoterápicos, adicionados à ração orgânica.
Gilberto conta que teve que se capacitar e buscar informações junto à Emater-DF, Embrapa Aves e Suínos (SC) e em outros locais como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. “As experiências de campo ainda são muito restritas para a produção orgânica de frango. Além disso, tive de começar primeiramente produzindo soja e milho orgânicos para a fabricação da ração das aves, já que não se encontra no mercado”, disse.
Com a certificação, os consumidores têm a garantia de um alimento de qualidade, livre de agrotóxicos, antibióticos e transgênicos.
Apoio à produção orgânica
A Emater-DF tem entre seus temas prioritários a agroecologia e a produção orgânica. Entre as ações desenvolvidas, está o incentivo à transição agroecológica, que significa passar gradualmente do plantio convencional para um plantio com menor dependência de agrotóxicos e fertilizantes químicos.
A Emater-DF também trabalha com os sistemas de produção orgânicos, tanto na assistência técnica e capacitação, quanto no apoio à comercialização.
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br