Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/25 às 18h04 - Atualizado em 17/03/25 às 18h17

Delegação da África do Sul é recebida em Brasília para conhecer experiência com programa de compras para alimentação escolar

COMPARTILHAR

 

A Emater-DF participou, na manhã desta segunda-feira (17), da abertura da semana de atividades com a delegação Sul-Africana, que veio ao Brasil para conhecer de perto a experiência do país na implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O encontro, realizado no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), reuniu representantes do governo africano para um intercâmbio sobre políticas públicas voltadas para alimentação escolar e para o fortalecimento da agricultura familiar.

 

Durante a cerimônia de recepção, a presidente do FNDE, Fernanda Macedo Pacobahyba, destacou a importância da cooperação internacional para o aprimoramento de programas sociais. “O Brasil se tornou referência mundial na alimentação escolar, e é uma honra compartilhar essa experiência com nossos parceiros da África do Sul. Essa troca fortalece o combate à desigualdade e promove políticas públicas eficazes para a segurança alimentar dos estudantes”, afirmou.

 

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou o papel fundamental dos agricultores familiares no fornecimento de alimentos para a rede pública de ensino. “Os chamamentos públicos são essenciais para integrar os pequenos produtores ao PNAE. No Distrito Federal, ampliamos as oportunidades de venda direta, garantindo alimentos frescos e saudáveis para mais de 500 mil alunos. A cada ano, diversificamos ainda mais os produtos adquiridos, incluindo itens orgânicos. Atualmente, estamos trabalhando para inclusão de proteína, como peixe e mel”, explicou.

 

A agenda da delegação inclui visitas a cooperativas de agricultores familiares fornecedoras do PNAE, escolas públicas e centrais de abastecimento. Entre os temas debatidos estão os mecanismos de compra da agricultura familiar, controle de qualidade dos alimentos, políticas de incentivo ao setor rural e ferramentas de monitoramento do programa. O evento é organizado pela WFP Brasil, pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educação.

 

O embaixador da África do Sul, Wellington Mavimbela, destacou a relevância da missão para o aprimoramento das políticas de alimentação escolar em seu país. “O Brasil se tornou um modelo global nessa área, integrando agricultura familiar, combate à fome e educação. Nossa meta é absorver esse conhecimento e aplicá-lo na África do Sul, garantindo um sistema sustentável e eficaz para nossas crianças”, disse.

 

“Estamos aqui para trocar experiências, para que o Brasil, com todos os seus desafios, aprenda com vocês e para que vocês também conheçam um pouco das experiências brasileira nessa área de alimentação escolar, nessa área de organização da agricultura familiar, áreas que estão ligadas à nutrição. Sei que a África do Sul tem a meta de adquirir pelo menos 30% dos alimentos diretamente da agricultura familiar. Por isso que a Emater-DF é muito importante, mostrando que que isso é possível”, afirmou Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP.

 

Nos próximos dias, os participantes seguirão com uma intensa programação de reuniões técnicas e visitas a campo, aprofundando o conhecimento sobre a estrutura institucional e operacional do PNAE.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br