Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/23 às 16h29 - Atualizado em 13/06/23 às 16h32

Curso qualifica extensionistas em metodologias e teorias da educação de adultos

COMPARTILHAR

Capacitação visa a capacitação nas diversas ferramentas didáticas e pedagógicas para o planejamento de cursos para os produtores rurais

 

 

Extensionistas da Emater-DF estão se capacitando no desenvolvimento de habilidades para o planejamento de cursos para os produtores rurais. O segundo e o terceiro módulos do Curso de Formação de Instrutores acontecem nesta terça e quarta (13 e 14) no Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor). Por meio da modalidade presencial, a capacitação terá duração de 44 horas.

 

O segundo módulo com quatro horas de duração trata da Base Teórica da Educação de Adultos, já o terceiro é sobre Metodologias Ativas. Com oito horas de duração, Metodologias Ativas visa instrumentalizar os extensionistas com ferramentas mais adequadas na transmissão do conhecimento ao público alvo, que é o produtor rural.

 

Com um currículo extenso, o professor do módulo, Henrique César de Oliveira Fernandes, é graduado em História, Direito, Pedagogia e Teologia; mestre em Ciências Políticas pela Universidade Brasília; doutor em Filosofia Política pela Chelsea University (Inglaterra); doutor em Filosofia da Educação pela Flórida Christian University (EUA); pós-doutor em Educação pela Flórida Christian University (EUA) e atua como assessor especial para Relações e Projetos Internacionais do Gabinete da Secretaria de Educação do DF. De acordo com o profissional, “a comunicação só acontece de modo fluido e assertivo quando as necessidades de compreensão do receptor são observadas empaticamente pelo emissor da mensagem, quando isso acontece é facilitada a aproximação entre o conhecimento e a ciência”.

 

O gestor da Gerência de Agropecuária, Alessandro Rangel, está fazendo o curso e considera a abordagem temática um diferencial na formação do extensionista rural. “Nós, extensionistas, precisamos identificar a melhor abordagem que devemos escolher para transmitir um conteúdo ao produtor rural de forma que ele entenda e apreenda a informação, que se transformará em conhecimento. Essa formação está nos capacitando nas diversas ferramentas didáticas e pedagógicas”, avaliou.

 

O Curso de Formação de Instrutores é constituído por cinco módulos, sendo que o quarto e o quinto vão acontecer nos dias 28 e 29 de junho, respectivamente. Neles, os extensionistas vão aprender postura e linguagem e recursos didáticos e tecnologias digitais. Segundo a gestora do Cefor da Emater-DF, Deijane Araújo, “a capacitação está sendo feita por profissionais qualificados, visando desenvolver as habilidades necessárias para o planejamento de atividades, utilizando as diversas técnicas de ensino adequadas para cada público, sejam mulheres, homens, jovens, com ou sem instrução escolar”, finalizou. A gestora ainda ressaltou que não há previsão de novas turmas.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br