Curso foi ministrado no Rancho Canabrava, em Sobradinho
Com objetivo de melhorar a mão de obra na equideocultura, a Emater-DF promoveu o curso Cavalariço Competente para produtores e trabalhadores rurais. Realizado no Rancho Canabrava, em Sobradinho, o curso abordou questões básicas sobre o comportamento do cavalo, sanidade, manejo, nutrição e instalações.
De acordo com a médica-veterinária da Emater-DF Soliene Partata, a ideia foi fazer o curso em formato mais prático para abordar os principais assuntos e sanar dúvidas voltadas para a equideocultura. “Focamos em questões como a anatomia do exterior do cavalo, sanidade animal, alimentação e questões comportamentais, que devem ser consideradas para o bem-estar do animal”, explica.
Jovem Mateus, de apenas 12 anos, particiopu da atividade
A trabalhadora rural Marilene Varjão, 40 anos, veio de Salvador há um ano para trabalhar. Há um mês ela e o marido foram contratados em uma propriedade rural em Sobradinho que tem criação de cavalos. “O dono da propriedade perguntou se a gente gostaria de conhecer um pouco mais sobre como lidar com os animais e a gente topou na hora. Estamos aprendendo muitas coisas sobre o trato com os cavalos e que são importantes para o dia a dia”, afirmou.
O jovem Mateus Henrique, de apenas 12 anos, foi um dos participantes. “Eu gostei mais de aprender sobre as pelagens e também as aplicações de remédios. Gosto de cavalos”, disse ele, que é filho de produtor rural e tem cavalos em sua propriedade.
Já Fernando Morais, 68 anos, tem um haras na região da Taquara (região administrativa de Planaltina) desde 2008, quando se aposentou e comprou a propriedade. “Eu crio cavalo para recria e venda, cavalos domados, matrizes. Estou aqui reforçando o aprendizado e reciclando. A troca de experiência nesses encontros é formidável”, ressaltou.
“Explicamos aos participantes sobre alguns hábitos de cavalos que vivem em bando, comportamento de cavalos sadios, apresentamos no aspecto sanitário como aplicar medicação, na questão nutricional mostramos como é um feno de qualidade e tipos de volumosos que servem para alimentação desses animais, além das instalações com baias e piquetes”, detalhou o médico-veterinário João Gabriel, extensionista da empresa.
Durante as atividades, realizadas nesta semana, na quarta-feira (16), os produtores tiveram a oportunidade de ver e também executar algumas ações. O zootecnista da Emater-DF Maximiliano Cardoso e a médica-veterinária Florence Berthier também participaram do curso com ministrantes.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br