Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/06/25 às 9h33 - Atualizado em 19/06/25 às 10h03

Curso da Emater-DF qualifica produtores sobre mão de obra na piscicultura

COMPARTILHAR

Com teoria e prática, capacitação prepara trabalhadores e empreendedores rurais para fortalecer a criação de peixes e gerar novas oportunidades de renda no campo

 

Participantes receberam o certificado por 16 horas de capacitação

 

 

Cerca de 25 produtores e trabalhadores rurais participaram, nesta terça e quarta-feira (17 e 18), do curso sobre ‘Mão de Obra Eficiente na Piscicultura’, oferecido pela Emater-DF. A atividade contou com uma etapa teórica, no Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da empresa, na Asa Norte, e uma visita técnica.

 

Segundo o responsável pelo Programa de Aquicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, a demanda por mão de obra qualificada é frequente na atividade de criação de peixes. “Nossa intenção é aperfeiçoar a capacitação de trabalhadores e empreendedores, pois a criação de pescados tem vários detalhes técnicos específicos”, explica o médico-veterinário.

 

Dentre os detalhes, estão o manejo da alimentação, o controle da qualidade da água, a sanidade dos peixes e até noções de mercado — assuntos abordados no curso, que tem um total de 16 horas e é oferecido pela Emater-DF anualmente. Em outubro, o Cefor vai realizar outra capacitação, desta vez com conteúdo mais aprofundado, voltado para trabalhadores e empreendedores já iniciados na atividade.

 

A produtora Maria Roseli de Freitas, do assentamento Contagem, em Sobradinho, pretende investir em peixes, mas para agregar valor a experiência de turismo rural. “Meu projeto é implantar um pesque-pague que também será um restaurante. Assim, o aprendizado sobre como cuidar das tilápias, ver as questões de alimentação, manejo da água, tudo isso é importante para o sucesso do negócio”, vislumbra.

 

Atualmente, Maria Roseli cultiva bananas, de onde produz a fruta cristalizada, além de fazer doces. “Juntando as duas atividades, posso elevar a renda da família”, planeja.

 

O grupo encerrou o curso com uma visita à propriedade de Ademir e Sônia Gomes, no Setor de Chácaras do P Sul, em Ceilândia, nesta quarta-feira (18). Com oito tanques e uma produção anual de aproximadamente 18 toneladas de tilápia, o casal é um modelo de sucesso em piscicultura no DF.

 

Em 2024, a produção de pescado alcançou 2.163 toneladas no Distrito Federal, com aproximadamente 970 criadores de peixe. A principal espécie produzida é a tilápia.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 17 mil propriedades no DF. Por ano, realiza cerca de 170 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br