Experiências da Emater-DF com agroecologia, agricultura urbana e segurança alimentar podem enriquecer o projeto
O Governo de Brasília entregou, nesta quinta-feira (29), o Centro de Práticas Sustentáveis à comunidade do bairro Jardins Mangueiral (região administrativa de São Sebastião). O espaço, administrado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), oferecerá cursos, palestras, oficinas e workshops, em parceria com outros órgãos do governo e entidades organizadas da sociedade civil. A Emater-DF, que possui um escritório na cidade, é uma das potenciais parceiras do projeto.
Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, o centro servirá para integrar educação, cultura e meio ambiente. “É um espaço de vanguarda, um novo modelo que deve ser multiplicado em outras regiões”, apontou.
O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, colocou a empresa à disposição para contribuir com o espaço. “Podemos oferecer capacitação nas áreas de agroecologia, agricultura urbana e segurança alimentar, tanto para nossos técnicos como para produtores rurais e toda a comunidade”, explicou.
Arquitetura ecológica — Construído como compensação ambiental pela implantação do bairro, o Centro de Práticas Sustentáveis possui 10 mil m², com dez espaços que podem ser usados como salas de aula — dentre esses, há duas cozinhas experimentais. Um auditório, uma sala de cinema, um galpão feito com bambu e dois viveiros também fazem parte do complexo, que conta com sistemas de captação de água da chuva.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br