Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/04/17 às 14h11 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Começa na sexta (28) a campanha de vacinação contra febre aftosa no DF

COMPARTILHAR

 

Nesta primeira etapa, todo rebanho de bovinos e bubalinos (búfalos) deve ser vacinado até o dia 31 de maio

 

Começa na sexta-feira (28) a campanha de vacinação contra febre aftosa no Distrito Federal. Nesta primeira etapa, todo rebanho de bovinos e bubalinos (búfalos) deve ser vacinado até o dia 31 de maio. O prazo para informar a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) é até o dia 12 de junho. Após essa data, os inadimplentes serão autuados pela Defesa Agropecuária e estarão sujeitos às penalidades previstas no Decreto nº 36.589, de 7 de julho de 2015.

 

A campanha é obrigatória e segue o calendário oficial estipulado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é manter o nível de proteção elevado do rebanho, diminuindo o número de animais suscetíveis ao vírus. O DF é território livre da doença, graças à alta taxa de vacinação.

 

“A febre aftosa é uma doença muito grave e altamente contagiosa que compromete a produção pecuária. A disseminação do vírus compromete o sistema produtivo, provoca prejuízos econômicos à produção e tem um impacto significativo no comércio de produtos agropecuários no exterior”, explicou a coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Febre Aftosa e Doenças Vesiculares, Priscilla Moura.

 

As vacinas podem ser compradas em loja agropecuárias cadastradas na Seagri-DF e devem ser transportadas dentro de uma caixa de isopor com gelo suficiente para manter a temperatura entre 2º e 8º C. A refrigeração precisa ser mantida até o momento de aplicá-las.

 

A partir deste ano, o formulário de declaração não será mais enviado pelos correios. O produtor poderá imprimir na internet, nas lojas agropecuárias ou em um dos escritórios da Secretaria de Agricultura.

 

Já a declaração poderá ser feita de duas formas: pessoalmente, levando o formulário preenchido e a nota fiscal de compra da vacina em um dos escritórios da Seagri-DF ou pelo Defesa On-line – plataforma de gestão agropecuária-, apenas para produtores cadastrados.

 

Vacinação Assistida

 

Técnicos da Secretaria de Agricultura realizam a vacinação assistida – acompanhamento e não aplicação da vacina – em locais com maior risco de aparecimento do vírus. Além de certificar a correta aplicação da vacina nos animais, avaliam a condição sanitária do rebanho. Nesta primeira etapa da campanha de 2017, aproximadamente 125 propriedades receberão o acompanhamento dos técnicos.

 

A doença

 

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Os principais sintomas são febre, vesículas e úlceras na boca, patas e nas tetas, perda de apetite, salivação e manqueira. Ocorre também redução da produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva.

 

É obrigatório que o produtor notifique o serviço de defesa agropecuária quando observar esses sintomas em seus animais.

 

Escritórios para entrega da declaração de vacina:

 

IMG escritorios_declaracaoaftosa_1

Campanha de vacinação contra a febre aftosa
De 28 de abril até 31 de maio
Declaração de vacinação do rebanho até 12 de junho

 

 

Patrícia Távora 

Ascom – Secretaria de Agricultura – Seagri-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br