Compondo a programação da 27ª Festa do Morango, a atividade comercializa a produção e fortalece o turismo rural no DF
Colha & Pague na Chácara Fukushi. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
Como parte da programação da 27ª Festa do Morango, a Chácara Fukushi abriu as portas neste domingo (3) para receber os visitantes para colherem e saborearem o fruto colhido do pé. O evento Colha & Pague foi dividido em quatro turmas, ao longo de todo o domingo, onde as crianças e adultos puderam comer o morango cultivado pelo sistema orgânico, além de levar para casa e comprar outros produtos da propriedade, como hortaliças, chips de mandioca e banana, queijo, frango e ovo caipiras.
Angélica Satiyo de Mendonça Fukushi. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
A propriedade fez o primeiro Colha & Pague em 2017 e, com o sucesso, não parou mais. No início, o evento foi organizado pelo patriarca, João Fukushi, com auxílio da Emater-DF. Com o passar dos anos e para fazer os filhos permanecerem na propriedade, a administração da atividade foi transferida para a filha Angélica Satiyo de Mendonça Fukushi, que construiu uma estrutura composta por refeitório para o lanche, banheiros, balcão para venda de produtos, tudo exclusivamente voltado para receber os visitantes.
“O sonho do meu pai era ter todos os filhos aqui e no período da pandemia eu pude ficar mais tempo aqui e implementar a atividade. Atualmente, a gente tem tido um retorno muito positivo e é uma forma mais barata de comercializar o morango. As pessoas retiram do pé, o que diminui a mão de obra com a colheita. Além disso, o cliente vê como são cultivadas as hortaliças, as galinhas soltas e acaba se animando também para comprar outros produtos”, afirmou Angélica.
Experiência
Extensionistas da Emater-DF Márcia e Zaida Regina durante o Colha & Pague. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
Para a turismóloga da Emater-DF, Zaida Regina da Silva, o Colha & Pague é um evento importante para a valorização da atividade agrícola e do produtor rural. As pessoas vêm e veem como é o processo produtivo e acabam compreendendo mais a complexidade do trabalho e da produção rural, além de todo o processo até a chegada do alimento à mesa.
“O público urbano gosta muito dessa vivência, principalmente de famílias com crianças, de saber como é um pé de morango e de poder saborear um fruto que é cultivado sem defensivos, de forma orgânica. Tem ainda o aprendizado da técnica da colheita, pois não é só arrancar o fruto, tem todo um cuidado com a planta também”, ressaltou Zaida.
Camila e Wellington Costa Resende com o filho Eduardo para o Colha & Pague. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
Camila e Wellington Costa Resende levaram Eduardo de apenas um ano para a atividade. Moradores de Samambaia, foi a primeira participação da família no Colha & Pague. “Está maravilhoso, muito bem organizado e, como é um evento muito familiar, tudo fica bem leve e os morangos estão muito gostosos. O meu pai tem uma hortinha em casa, que tem morango também e o Dudu adora, por isso o trouxemos aqui, que está encantado, até amora ele colocou na cesta”, disse Wellington.
Claudiane e Eugênio Godoy com os filho Eduardos Valentina e Artur para o Colha & Pague. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
Claudiane e Eugênio Godoy pais de Valentina e Artur Godoy compraram os ingressos para a turma de 8h. “Ficamos sabendo da atividade no ano passado, mas não conseguimos ir. É uma experiência incrível para as crianças”, contou Claudiane Godoy. Já para Eugênio, “foi importante vivenciar colheita e de onde vem a fruta, com qualidade e bonitos, além da possibilidade de colher e poder comer na hora porque são cultivados sem defensivos é muito bacana para eles”. A família mora há três anos em Brasília, vinda de Cuiabá, Mato Grosso.
A Emater-DF faz o acompanhamento técnico de todo o processo de cultivo, ajudando no plantio e colheita, e da comercialização. Quando chega no turismo rural há o fechamento de toda essa cadeia. “É importante para Emater-DF auxiliar o produtor rural na implementação de atividades que proporcionem experiências e o turismo rural para agregar mais renda à família, gerar emprego e a possibilidade de envolver toda a família na programação, fortalecendo assim a sucessão rural. O turismo é uma atividade mais encantadora e atrativa para os jovens verem como oportunidade de continuarem na terra e na área rural”, ressaltou Zaida.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br