Atividade realizada nesse final de semana pela Emater-DF é alternativa de renda extra para produtores do DF
A excursão turística Colha & Pague do morango, realizada na propriedade do agricultor João Fukushi, no núcleo rural Rodeador (região administrativa de Brazlândia) reuniu 128 pessoas nesse sábado e domingo (9 e 10). Essa foi a segunda edição da atividade, organizada pela Emater-DF, na programação da 22ª Festa do Morango.
Ronaldo Rodrigues, morador do Riacho Fundo, levou esposa e filhos pela primeira vez a uma plantação de morangos. “Acho importante as crianças terem esse contato com o campo, saberem de onde vêm os alimentos e como é plantado. Gostamos muito da experiência, de conhecer o produtor, de colher morangos orgânicos e doces. Com certeza vamos tentar vir nas próximas vezes e indicar para outras pessoas”, disse.
Não foram só os visitantes que ficaram satisfeitos com a atividade. O agricultor João Fukushi demonstrava ânimo ao apresentar seu trabalho. Antes dos visitantes colherem os morangos, o produtor falava um pouco da sua forma de produção e ensinava a forma correta de colher. “É a primeira vez que recebo visitantes na minha propriedade e isso me deu uma injeção de ânimo para transformar essa atividade em um novo empreendimento. Quero me profissionalizar para receber pessoas, com a orientação da Emater, e mostrar à população como trabalhamos com seriedade na produção”, conta.
Segundo o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Argileu Martins, a atividade é uma estratégia de turismo rural que envolve alguns aspectos. “O primeiro é proporcionar ao agricultor mais uma alternativa de renda, agregando valor à produção. O segundo é integrar o campo com a cidade, dando mais uma opção de turismo rural e possibilitando à população compreender a vida no campo, a produção de alimentos, a rotina dos produtores. Essa atividade deve ir além do morango e se expandir para outras plantações no DF. A Emater-DF é a primeira do País a organizar esse tipo de atividade e é uma iniciativa que está sendo divulgada pela Asbraer para as outras instituições de extensão rural”.
AGENDE SUA VISITA
Quem não pôde participar da atividade durante a Festa do Morango ainda pode agendar visitas diretamente com João Fukushi. A safra de morango vai até o final de setembro e início de outubro.
João Fukushi – 9688-3513
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br