A extensionista Zaida Silva ajudou pequenos produtores de Planaltina (DF) a unir turismo e agricultura familiar
Nada menos que dez famílias tiveram suas vidas transformadas pela turismológa Zaida Regina Almeida da Silva, de 58 anos, extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Ela é responsável por um projeto que une turismo rural e a comercialização de produtos da agricultura familiar em Planaltina, 38 km distante de Brasília. O projeto gera emprego, renda e satisfação para as famílias que integram o Circuito Rajadinha.
Zaida começou a atuar com agricultores após passar no concurso da Emater em 2009 e, desde então, se especializou em turismo. Todo o projeto é uma grande construção, pois o turismo rural ainda é algo novo. “Me encontrei nesse trabalho, principalmente, ao saber que de alguma forma estou ajudando a mudar a vida dessas pessoas”, diz a extensionista.
A maior parte das propriedades envolvidas produz plantas ornamentais, mas também há produção de orgânicos, artesanato, criação de pássaros ornamentais e até uma casa de chás. O Circuito Rajadinha funciona para visitação entre junho e novembro, meses com menos chuva. No restante do ano, a agricultura volta a ser o foco das famílias.
O agricultor Arnoldo Castiglioni, de 65 anos, é proprietário do Sítio Florida desde 1980 e produz laticínios, como queijos e iogurte natural. Também cultiva flores e possui uma casa de chás. De acordo com Arnoldo, a proposta do Circuito de Turismo Rural foi extremamente benéfica para todos os moradores do Núcleo Rural Rajadinha. “Foi uma grande parceria de trabalho e muitos agricultores passaram a se interessar pelo turismo, graças à extensionista que conseguiu despertar esse sentimento em todos”, comemora.
Turismo e agricultura estão lado a lado no núcleo de Rajadinha. Uma vez por ano, a Feira da Colônia movimenta a região e contribui para melhoria da renda das famílias que moram e trabalham no local. Segundo a extensionista Zaida, o evento reúne turistas e agricultores familiares de outras localidades do Distrito Federal. “Além disso, possibilita uma oportunidade para todas essas famílias promoverem o intercâmbio entre produtores e visitantes, permitindo que todos ganhem em qualidade de vida”, diz.
Semana do Extensionista Rural – Transformando o Campo
Cerca de 20 mil extensionistas, espalhados por todo o Brasil, transformam o campo e plantam o futuro de quase 300 mil famílias de agricultores. Para homenagear o trabalho desses agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) realiza, do dia 5 a 12 de dezembro, a Semana do Extensionista Rural, trazendo histórias que mostram a importância desses profissionais em todas as cinco regiões do país. É a Sead trabalhando pela valorização e pela universalização das políticas de Ater.
Kelly Kareline Cordova
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br