Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/25 às 19h51 - Atualizado em 20/05/25 às 19h51

Circuito da Agroindústria destaca regularização simplificada de queijarias artesanais na Agrobrasília 2025

COMPARTILHAR

 

A produção de queijos artesanais e a regularização de pequenas agroindústrias rurais são algumas das novidades do Circuito da Agroindústria da Emater-DF na AgroBrasília 2025. Com o objetivo de estimular a valorização e a regularização da produção local, o espaço apresenta a Portaria de Registro Provisório das Queijarias Artesanais e de Pequeno Porte — normatização da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), elaborada em parceria com a Emater-DF.

 

O circuito apresenta aos visitantes o passo a passo para acessar o registro provisório, mostra os benefícios da regularização e oferece orientações técnicas sobre estrutura, higiene, rotulagem e legislação sanitária. Há ainda espaço para degustação de queijos locais e troca de experiências entre produtores e especialistas.

 

“O registro provisório representa um avanço importante para os produtores artesanais de queijo do DF porque eles tem a oportunidade de comercializar um produto regularizado, enquanto se capitalizam para concluir a aquisição dos equipamentos necessários ou para finalizar alguma obra”, explica o extensionista rural Paulo Alvares, membro da equipe especializada de Agroindústria da Emater-DF. Ele destaca que nesse modelo de registro provisório as exigências sanitárias permanecem as mesmas, mas é possível a aprovação de uma estrutura mínima que permita iniciar o negócio.

 

“O circuito da Agroindústria apresenta aos visitantes essa estrutura mínima e todos os detalhes da portaria que precisam ser observados pelo produtor ao longo dos 24 meses que são estabelecidos para a conclusão do processo”, explica. “Cumprindo as etapas acordadas, ele recebe o registro definitivo, mas caso ele perca o prazo, terá de ingressar no processo de registro tradicional, pois não existe prorrogação do registro provisório”, esclarece Alvares.

 

Atualmente, existem 82 agroindústrias artesanais ou de pequeno porte regularizadas até o momento, considerando os mais diversos produtos processados. A expectativa é que a cadeia leiteira seja protagonista nesse processo de registro provisório, validando essa modalidade para posteriormente ser levada para outras cadeias produtivas.

 

Para a gerente de inspeção da Dipova/Seagri, Cristiane Cesar, ao simplificar o processo de registro para agroindústrias, o Estado incentiva a diversificação produtiva no setor agropecuário, aumentando a variedade de produtos disponíveis e, por consequência, a competitividade. “O registro provisório permite que esses agricultores processem e comercializem seus produtos de forma legal e regulamentada, contribuindo para a sustentabilidade econômica das famílias rurais”, destaca a gerente. “Ademais, com menos requisitos e procedimentos para o registro provisório, os custos iniciais para estabelecer uma agroindústria são reduzidos. Isso torna o empreendimento mais acessível para pequenos produtores e agricultores familiares, incentivando a diversificação e o crescimento do setor”, complementa Cristiane.

 

O espaço da Emater-DF traz ainda uma parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), com o objetivo de incentivar o turismo rural para os agricultores que tenham também esse perfil.

 

A AgroBrasilia

Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Feira AgroBrasília 2025 ocorre entre os dias 20 e 24 de maio, com entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (localizado na BR 251 km 5 – PAD-DF, Brasília, Distrito Federal).

 

Serviço

AgroBrasília 2025

Data: 20 a 24 de maio

Local: BR 251 km 5 – PAD-DF, Brasília, Distrito Federal

Horário: 8h30 às 18h

Entrada gratuita

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br