Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/25 às 14h44 - Atualizado em 21/05/25 às 14h44

Certificação Orgânica é tema do circuito tecnológico de produção orgânica na AgroBrasília 2025

COMPARTILHAR

 

Uma das novidades da Emater-DF deste ano na AgroBrasília é o Circuito de Certificação Orgânica e Bioinsumos, que está dando destaque aos vários caminhos para a Certificação Orgânica e auxiliando com dúvidas gerais. A ação integra o programa Certifica DF, que visa aumentar o número de produtores orgânicos certificados no Distrito Federal, com apoio técnico, capacitações e desburocratização dos processos de certificação. O circuito tem atendimento dos técnicos da empresa entre os dias 20 e 24 de maio, das 8h30 às 18h, na AgroBrasília, no PAD-DF.

 

“Temos um número crescente de produtores registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura e esse resultado faz parte do alinhamento entre os atores da cadeia de orgânicos para fomentar a certificação orgânica dos produtores, que ganhou força ano passado com o projeto Certifica DF”, explica Daniel Oliveira, extensionista rural e gerente do Escritório Especializado em Agroecologia e Produção Orgânica (Esorg) da Emater-DF. De acordo com ele, essa aproximação entre o Ministério da Agricultura, a Emater-DF, a OPAC Cerrado e a OPAC AGE tem trazido ganhos para toda a cadeia de orgânicos, estimulando o processo de certificação.

 

Daniel destaca que o Distrito Federal tem um mercado propício à comercialização formal de orgânicos tanto nas feiras rurais, como de programas de compras institucionais. “Um dos impulsionadores desse processo foram as chamadas públicas piloto do PNAE Orgânico, em que faltaram produtores associados às cooperativas e associações que ganharam a chamada pública, então existe uma demanda pela certificação e queremos fomentar isso”, explica.

 

O circuito tecnológico apresenta as três modalidades de certificação reconhecidas pelo Ministério da Agricultura (MAPA). A Organização de Controle Social (OCS), voltada à venda direta; o Sistema Participativo de Garantia (SPG), com avaliação coletiva por um OPAC; e a Certificação por Auditoria, destinada a agricultores que não queiram fazer visitas de pares para certificação e para grandes mercados.

 

Outro destaque do circuito é a apresentação de um modelo de biofábrica on-farm, destacando o uso de bioinsumos como alternativa aos insumos químicos tradicionais. A estrutura demonstrativa inclui tanques de fermentação e áreas para a multiplicação de microrganismos benéficos que atuam no controle de pragas, nutrição das plantas e bioestimulação do solo.

 

A AgroBrasilia

Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Feira AgroBrasília 2025 ocorre entre os dias 20 e 24 de maio, com entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (localizado na BR 251 km 5 – PAD-DF, Brasília, Distrito Federal).

 

Serviço

AgroBrasília 2025

Data: 20 a 24 de maio

Local: BR 251 km 5 – PAD-DF, Brasília, Distrito Federal

Horário: 8h30 às 18h

Entrada gratuita

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br