Os agricultores familiares de Brasília terão oportunidade de comercializar a produção local em um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Com a reinauguração da Torre de TV, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) disponibilizam um espaço no Mezanino do monumento para a instalação de um Café da Agricultura Familiar.
O local funcionará de 13h às 19h de terça a domingo. O objetivo é avançar na geração de renda para os agricultores, valorizar a produção local e ofertar à população alimentos de qualidade e divulgar aos turistas os produtos feitos em Brasília. No espaço, serão comercializados cafés orgânicos, pães, bolos, doces, sucos, produtos lácteos e processados da agricultura familiar do Distrito Federal e Entorno.
“A Copa do Mundo é uma grande oportunidade para promoção do turismo e divulgação da cultura alimentar local. Com isso a comercialização e a valorização de produtos regionais são essenciais para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural de nossa cidade ”, afirma o presidente da Emater, Marcelo Piccin.
De acordo com estimativa do Ministério do Turismo, a Capital Federal receberá cerca de 490 mil turistas durante o período da competição na cidade. A Torre dispõe de vista privilegiada de Brasília e está em um raio de três quilômetros do Estádio Nacional Mané Garrincha, e cerca de um quilômetro tanto do Setor Hoteleiro Norte quanto do Setor Hoteleiro Sul.
Para selecionar a organização dos agricultores que farão a gestão do espaço a EMATER fez um chamamento público onde as cooperativas e associações de agricultores do DF tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas.
A vencedora foi a Cooperativa de Agricultores Familiares Ecológica do Cerrado que, em conjunto com mais 11 associações e cooperativas , será responsável pelo espaço de comercialização da Torre de TV. Estão associados a estas organizações 1121 agricultores que serão beneficiados diretamente.
Campanha – A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) consagrou 2014 como o ano Internacional da Agricultura Familiar. O objetivo é sensibilizar governo e sociedade sobre a importância e a contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e a produção de alimentos.
O atendimento via extensão rural e assistência técnica para a agricultura familiar é prioridade para o Governo do Distrito Federal. A Emater-DF tem feito esforços contínuos para prestar este serviço público, gratuito e de qualidade para todas as famílias, de maneira que elas possam produzir, comercializar seus produtos, ter vida digna e abastecer nossa cidade. Hoje a única unidade da Federação que possui 100% dos agricultores familiares atendidos com extensão rural é o DF.
O DF possui mais de 4.000 agricultores familiares e mais de 100 cooperativas e associações, compostas por agricultores, que acessam políticas públicas federais e distritais.
Fonte: Agência Brasília
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br