No início, eram 11 produtores. Hoje são 54, se revezando na oferta de frutas, verduras, legumes e alimentos processados em sistemas naturais — todos orgânicos, ou seja, cultivados sem o uso de agrotóxicos ou insumos químicos. Essa é a Feira da Estação Biológica, localizada no Setor Terminal Norte, no final da Asa Norte. A feira completou, nesta quinta-feira (30), 5 anos de atividades.
Atualmente, o espaço é administrado pela Associação Brasileira para a Agricultura Orgânica (Agro-Orgânica), que reúne produtores de várias regiões do Distrito Federal. O presidente da entidade, Cláudio Farias Gonçalves, observa que o movimento quase triplicou no último ano. “As pessoas estão cada vez mais preocupadas com saúde e bem-estar, o que tem aumentado a procura por alimentos orgânicos”, aponta.
Desde que assumiu a administração do espaço, a Agro-Orgânica promoveu uma intensa divulgação nos órgãos públicos localizados no setor — Emater-DF, Embrapa, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Saúde. “Temos clientes até do Setor Noroeste”, comemora Cláudio. Além da maior diversidade de produtos, a feira possui hoje um programa de fidelidade e adotou a máquina de cartão, o que atraiu mais consumidores.
Para o coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF, Roberto Carneiro, o mercado tende a crescer cada vez mais. “Atualmente, temos quase 200 produtores no Distrito Federal que trabalham com os sistemas de produção orgânica. Mas ainda há muito espaço para crescer, já que a procura não para de aumentar”, explica. Roberto lembra que a capital do país possui mais de 45 feiras orgânicas, e a Emater-DF tem trabalhado para capacitar mais agricultores que desejam adotar o sistema.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br