A Emater-DF promoveu, na semana passada, um curso de Inseminação Artificial para produtores de leite do Assentamento Santa Felicidade, em Cocalzinho de Goiás. A técnica é útil para melhorar a genética do gado bovino e, consequentemente, otimizar a produção de leite. A capacitação foi ministrada pelo médico veterinário Mário Paschoal, do escritório da empresa em Brazlândia.
Graças ao trabalho dos técnicos da Emater-DF, 60 produtores do assentamento vão acessar linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Desses, 50 optaram por investir na produção leiteira. Com o curso oferecido, a empresa pretende auxiliar os assentados a implantar e fortalecer a cadeia leiteira da região.
Segundo o gerente do escritório da Emater-DF em Padre Bernardo (GO), Álvaro Castro, os projetos a serem financiados incluem construção de currais, formação de pastagens, capineiras e canaviais, aquisição de novilhas e vacas de raças específicas para a produção de leite. “Além disso, estamos trabalhando junto à prefeitura de Cocalzinho para que possamos fornecer leite e derivados produzidos pelos assentados aos estudantes da rede pública municipal de ensino, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, completou o gerente.
Diversificação — Numa parceria com o Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF, o escritório vai realizar a segunda etapa do curso de produção de queijo e outros derivados do leite no assentamento Santa Felicidade. A primeira fase do curso incentivou mulheres do assentamento a começarem um projeto de produção de iogurte.
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br