Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/17 às 11h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Alunos plantarão 1.200 mudas no Pipiripau até o fim do ano

COMPARTILHAR

 

Quem planta uma árvore hoje está garantindo o rio de amanhã

 

A temporada 2017 do projeto Pede Planta começa nesta terça-feira (31) com uma força tarefa de alunos do Distrito Federal para o plantio, até o fim do ano, de 1.200 mudas de árvores nativas em 12 propriedades na bacia hidrográfica do Pipiripau. As ações acontecerão nas próximas oito semanas, com 12 turmas de 20 estudantes cada de escolas que participam do programa.

 

Em todas as ocasiões, haverá atividades de educação ambiental para a sensibilização dos alunos sobre a importância das árvores do cerrado para conservação do bioma, do solo e, principalmente, da água na região, além do impacto que as ações têm no resto do país, já que aqui se concentram nascentes de três grandes bacias brasileiras: Araguaia-Tocantins, Platina e do São Francisco. Outras 3.800 mudas nativas serão entregues aos produtores da região para que eles próprios façam o plantio.

 

O projeto Pede Planta existe há mais de 10 anos e foi idealizado pelo professor Erli Ferreira Gomes, diretor do Colégio do Sol. Atualmente é gerenciado pelo Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF) e pelo próprio professor. O objetivo do Pede Planta ou Pé de Planta é a produção de conteúdos pedagógicos e de mudas em setes viveiros instalados em escolas públicas e particulares do Distrito Federal.

 

Em 31 de julho 2017, a Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF) assinou um protocolo de intenções com o Sinepe no âmbito do projeto Pede Planta e atualmente está construindo um termo de cooperação para a ampliação dessa parceria na bacia do Pipiripau e na bacia do Descoberto. Pelo acordo, o Sinepe doará mais 50 mil mudas nativas aos produtores rurais das duas regiões nos próximos dois anos.

 

A ação do plantio conta com a ajuda de outros parceiros: Emater-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural); Aprospera (Associação de Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu), que levará as mudas dos viveiros escolares até as propriedades no Pipiripau. Os produtores têm a responsabilidade de cuidar das mudas plantadas pelos estudantes e plantar as que receberem do projeto. A Seagri (Secretaria de Estado Agricultura e Desenvolvimento Rural) preparou os terrenos para receber as plantas, e a Adasa é responsável por fornecer as vans para transporte dos alunos até os locais.

 

Quem planta uma árvore hoje está garantindo o rio de amanhã.

 

Escolas interessadas em participar e voluntários podem procurar o Sinepe
e-mail: secretaria@sinepe-df.org
telefone: 3245-3646

 

Adasa – Superintendência de Planejamento e Programas Especiais
e-mail spe@adasa.df.gov.br
telefone: 39614945

 

Serviço: 
1º Plantio Pede Planta
Data: 31.10.2017
Horário: 8h
Saída: Colégio do Sol
Endereço: St. de Habitações Individuais Norte CA 6 A – Lago Norte, Brasília

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa – ACI/Adasa
Foto: Agência Brasília

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br