Já pensou sair do trabalho, tomar um cafezinho fresco, comer pão de baru, se refrescar com sorvete de jatobá ou relaxar com um licor de jabuticaba apreciando a bela vista da Esplanada dos Ministérios?
Agora é possível já que governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o vice Tadeu Filippelli, a primeira dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, e várias autoridades inauguraram o “Café da Torre de TV” na tarde de sábado (07), localizado no Mezanino da Torre de TV.
A parceria entre o Sistema Público de Agricultura, por meio da Emater-DF, e da Secretaria de Turismo possibilitou a inserção de um café com produtos regionais em um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Os produtos também serão comercializados.
Organização – O local será coordenado pela Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária – vencedora da chamada pública que aconteceu em maio deste ano- junto a outras 11 instituições do DF e Entorno beneficiando diretamente a mais de 1000 famílias, gerando renda, qualidade de vida levando dignidade para quem mora no campo.
De acordo com a secretária executiva do Instituto Itiquira, Zezé Weiss, a iniciativa do governo em ceder um espaço tão nobre para mostrar o que é produzido por agricultores familiares é única e ressalta que “vão dar conta do recado e corresponder a todas as expectativas geradas”. “A sociedade precisa entender a complexidade de agricultura familiar e esse é o momento de mostrar o potencial desses produtores integrando cada vez mais áreas urbana e rural”.
Funcionamento – O local funcionará de 13h às 19h de quarta-feira a domingo. O objetivo é avançar na geração de renda para os agricultores, valorizar a produção local e ofertar à população alimentos de qualidade e divulgar aos turistas os produtos feitos em Brasília. Dentre os produtos que serão servidos estão cafés orgânicos, pães, bolos, doces, sucos, produtos lácteos e processados da agricultura familiar do Distrito Federal e Entorno.
“A Copa do Mundo é uma grande oportunidade para promoção do turismo e divulgação da cultura alimentar local. Com isso a comercialização e a valorização de produtos regionais são essenciais para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural de nossa cidade”, afirma o presidente da Emater, Marcelo Piccin.
Muito à vontade o governador do Distrito Federal foi para trás do balcão e serviu vários cafés as autoridades presentes. O café degustado e os demais produtos oferecidos foram aprovados.
Elaine Carneiro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br