Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/02/25 às 17h25 - Atualizado em 24/02/25 às 17h25

Agricultores do Pipiripau conquistam certificação de produção orgânica

COMPARTILHAR

 

Agricultores do Assentamento Oziel Alves, no núcleo rural Pipiripau, celebraram na última quinta-feira (20) a conquista da certificação de Organização de Controle Social (OCS). Composta por oito agricultores, a OCS Lua Nova agora poderá comercializar seus produtos como orgânicos certificados, garantindo mais oportunidades de venda e agregando valor à produção. O reconhecimento foi obtido com o apoio da equipe especializada da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e do escritório local da empresa.

 

Essa foi a segunda OCS acompanhada integralmente pelo Escritório Especializado em Agroecologia e Produção Orgânica (Esorg) da Emater-DF durante o processo de certificação. A primeira foi a OCS Guardiões do Clima, no Núcleo Rural Três Conquistas, no Paranoá. Outras organizações também receberam apoio técnico da equipe especializada, o que possibilitou um aprendizado contínuo para aprimorar a orientação aos produtores.

 

“Estamos hoje com 317 produtores cadastrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura, o maior número já alcançado no Distrito Federal”, destaca Daniel Oliveira, gerente do Esorg. A certificação é resultado dos esforços do projeto Certifica-DF, desenvolvido pela Emater-DF para fomentar a produção orgânica na região.

 

Com a certificação, os agricultores da OCS Lua Nova poderão acessar novos mercados e receber valores diferenciados nos programas de compras governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que incentiva a comercialização de produtos da agricultura familiar para abastecimento de entidades socioassistenciais, promovendo o acesso à alimentação, a segurança alimentar e a inclusão social.

 

“A maioria dos agricultores da OCS Lua Nova já vendia por meio de Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA). Agora, com a certificação, eles poderão ampliar suas vendas para feiras de orgânicos e programas institucionais, como o PAA, na modalidade de produtos orgânicos certificados”, explica o engenheiro agrônomo Fernando Landim, do escritório da Emater-DF no Pipiripau.

 

Para a produtora rural Francisca Inês, a certificação é um diferencial tanto para os agricultores quanto para os consumidores. “Estamos muito gratos e não temos nem palavras para agradecer a conquista dessa certificação e o esforço da Emater-DF”, afirma. “A gente já entrega nossos produtos pela CSA e o pessoal é bem compreensivo com a gente, eles nos conhecem, visitam a produção, mas a certificação é uma garantia e vem mesmo pra agregar valor à nossa produção e ao nosso trabalho”, diz a agricultora.

 

Agricultores interessados em obter a certificação podem procurar a equipe especializada para receber orientação técnica e suporte com documentação junto ao Ministério da Agricultura. “O processo envolve desde ajustes na produção para atender às exigências orgânicas até a regularização documental. Nosso objetivo é garantir que mais produtores tenham acesso ao mercado formal de orgânicos”, reforça Daniel Oliveira, gerente do Esorg.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 17 mil propriedades no DF. Por ano, realiza cerca de 170 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br