A Emater-DF entregou, na sexta-feira (22), os certificados de participação no Curso Prático de Produção Agroecológica de Hortaliças para 20 adolescentes da Unidade de Internação de São Sebastião. O curso, de 40 horas, foi ministrado pela agrônoma e professora Roberta de Sousa Matos.
Após a entrega dos certificados, os jovens colheram, juntamente com a família, os alimentos que plantaram. “Nós estamos trabalhando aqui para vocês. O mundo precisa que façam a diferença lá fora”, disse Roberta aos jovens.
Cristiane de Oliveira, mãe de um dos internos de 16 anos, diz que a horta é uma ocupação para ele e um aprendizado para a vida. “Espero que seja um incentivo para voltar a estudar. Desde que começou a participar do curso de horta está mais tranquilo”, conta. Já Geralda Sousa diz que o neto sempre gostou de mexer com plantas e que a atividade o deixa mais calmo. “Ele sempre foi hiperativo e precisa se ocupar com alguma coisa. Quando o visito ele já chega contando o que plantou”.
Geisa Lopes conta que também percebeu mudança no comportamento do irmão. “Ele está mais comunicativo, conversando mais com a gente. Era mais quieto, não falava muito”, diz.
Pedro Costa (nome fictício), de 17 anos, diz que gosta do aprendizado e da atividade como distração. “Ajuda a pensar no futuro lá fora, no que posso fazer para melhorar”, disse.
Para o atendente de reintegração social da Unidade de Internação, Leandro Navarro Bueno, o principal não é o projeto em si, mas a ressocialização dos jovens. “É mostrar para eles que existe uma nova chance e desafios lá fora”.
De acordo com o coordenador de operações da Emater-DF, Adalmyr Borges, “a agricultura urbana é uma atividade nova para nós e é gratificante ver o resultado que pode ser alcançado com esse trabalho”.
Também participaram da solenidade de entrega dos certificados Geraldo Lopes, representante do Jardim Botânico, o Diretor da unidade de internação, Marcelo Camelo, o Secretário Adjunto da Secretaria da Criança, Antônio Carlos C. Filho, e o Subsecretário do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, Paulo Távora.
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br