Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/22 às 10h25 - Atualizado em 11/10/22 às 11h48

Acordo entre GDF e Conafer vai levar melhoramento genético a pecuaristas do Distrito Federal

COMPARTILHAR

Previsão é realizar inseminação em até 12 mil vacas em 4 anos

 

O Governo do Distrito Federal assinou um acordo de cooperação com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) que vai beneficiar pequenos produtores rurais pecuaristas da capital com a multiplicação de rebanhos, de corte e de leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa de inseminação artificial. O acordo, que tem duração de 48 meses e prevê a inseminação em até 12 mil vacas, foi firmado por meio da Emater-DF e da Secretaria de Agricultura.

 

A cooperação faz parte do Programa Mais Pecuária Brasil, projeto de melhoramento genético presente em todas as regiões do Brasil e que busca promover o desenvolvimento da pecuária de leite e de corte no país. A Conafer vai doar os sêmens, os serviços de protocolo hormonal das matrizes, o processo de inseminação e a confirmação das prenhezes. Por meio do Programa de Ruminantes e Equídeos, a Emater-DF vai selecionar as propriedades e acompanhar tecnicamente as inseminações, bem como auxiliar com a gestão e manejo.

 

“Estão sendo escolhidas propriedades com potencial de uso da ferramenta de melhoramento do rebanho para que elas produzam mais carne e leite na propriedade com raças melhoradas. Para isso acontecer, tem que ter uma seleção criteriosa, avaliar e corrigir o manejo, nutrição, sanidade e estruturas, por isso a Emater-DF está envolvida e trabalhando no campo com essas propriedades”, afirmou o zootecnista e coordenador do programa de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, Maximiliano Cardoso.

 

O acordo foi assinado dia 13 de julho, na sede da Conafer em Brasília, e o Extrato do Acordo de Cooperação Técnica foi publicado nesta segunda-feira (1º de agosto), no Diário Oficial do Distrito Federal.

 

“Não existe cidade sem campo. As pessoas não vivem sem comer. O pequeno produtor é o grande responsável pelos alimentos que chegam às mesas. Esse projeto será muito importante. Quando a Conafer vem com a Secretaria de Agricultura, a Emater-DF e a Alta Genética, bem como com outros parceiros, com certeza será uma grande revolução na cadeia leiteira do DF”, afirmou o secretário de Agricultura, Candido Teles.

 

Atualmente, a Emater-DF atende 1.381 pecuaristas de corte e cerca de 864 de leite. Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a união de esforços será fundamental para a inovação da bovinocultura na capital. “Nossos técnicos estarão empenhados nessa seleção das propriedades com potencial e em todas as fases do processo. Não temos dúvidas de que esse acordo vai promover o melhoramento genético do rebanho e vai contribuir para que o DF se torne uma referência, gerando renda e desenvolvimento aos nossos produtores”, destacou.

 

O Mais Pecuária Brasil é o maior programa de biotecnologia reprodutiva, uma revolução na produção pecuária familiar brasileira. “Todo governante que queira levar ao seu pequeno produtor acesso às políticas públicas de verdade, ele vai estar promovendo o desenvolvimento do agricultor familiar. O Governo do Distrito Federal acredita que é possível. O que mantém o nosso Brasil são os pequenos agricultores. Essa revolução genética que estamos fazendo aqui hoje não é de oportunidade, é porque teve um estudo técnico de veterinários e zootecnistas”, ressaltou o vice-presidente da Conafer, Tiago Lopes.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br