O Assentamento Rio Maranhão, no município de Planaltina de Goiás, possui 28 famílias que produzem principalmente mandioca, além de milho, abóbora e outras hortaliças. Instalada há pouco tempo na região, a comunidade recebe, desde 2011, atendimento da Emater-DF, por meio de um contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Nesta quarta-feira (15), os agricultores do Rio Maranhão conheceram a Fazenda Larga, assentamento na região administrativa de Planaltina-DF. A visita foi organizada pela Emater-DF, por meio do escritório em Sobradinho.
Durante o encontro, o presidente da Associação dos Produtores da Fazenda Larga, Jair Francisco Pinto, mostrou aos visitantes as instalações da comunidade, suas principais atividades, organização e estrutura. O assentamento, que recebe assistência do escritório da Emater-DF no núcleo rural Pipiripau, vende sua produção em mercados e feiras, além de entregar para programas de compras públicas, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
O Rio Maranhão já está formalmente implementando, porém ainda não possui infra-estrutura completa, além de enfrentar grande dificuldade no acesso, já que a estrada que liga a comunidade à cidade de Sobradinho está bastante danificada, o que prejudica não só o deslocamento dos moradores como o escoamento da produção. “Assim, a visita é importante para capacitar os produtores e formar lideranças, para que o trabalho possa se desenvolver melhor”, explica o engenheiro agrônomo Marcelo Ruas, da Emater – Sobradinho.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br