Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/08/23 às 15h30 - Atualizado em 4/08/23 às 15h40

Canal de irrigação do Capão Seco é revitalizado e entregue aos produtores rurais

COMPARTILHAR

Com 5,6km de extensão, a obra vai beneficiar diretamente cerca de 21 propriedades e 200 pessoas

 

Governador Ibaneis Rocha inaugura canal de irrigação de Capão Seco, região do Paranoá. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

 

Com informações da Agência Brasília

 

Depois de cinco meses, o canal de irrigação do Núcleo Rural Capão Seco, no PAD-DF, foi entregue à população nesta sexta-feira (4) em solenidade que contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, autoridades e comunidade. Com 5,6 km de extensão, o canal vai beneficiar diretamente 21 propriedades e 200 pessoas, entre proprietários, produtores e trabalhadores rurais.

 

O projeto de revitalização dos canais de todo o Distrito Federal foi implantado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com a EMATER e os produtores locais.  A parte do projeto, o acompanhamento no local e a assistência técnicos foram feitos pela Emater-DF. A mão de obra para instalação foi toda da comunidade, incluindo a construção das caixas de passagem e de captação. A execução do projeto do Capão Seco custou R$650 mil pagos com recursos oriundos de emenda parlamentar do ex-deputado e atual administrador do Sudoeste, Octogonal e SIG, Reginaldo Sardinha.

 

“Tivemos um período de seca muito forte em 2017, quando as pessoas da área rural passaram muita necessidade por falta desses canais – precisou vir um piauiense para trazer água para o povo”, declarou o governador, referindo-se à sua origem.

 

O chefe do Executivo lembrou que o Governo do Distrito Federal (GDF) vem trabalhando intensamente desde 2019 para dar segurança hídrica à população rural: “É muito importante para que essas pessoas possam produzir e ter renda no campo. É muita alegria para a gente poder ligar a água e ver escorrer à vontade, para que elas possam produzir e cuidar das suas famílias”.

 

Presidente da Emater-DF, Cleison Duval, fala durante inaguração do canal de irrigação de Capão Seco, região do Paranoá. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Para o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, a revitalização do canal de Capão Seco atende uma demanda antiga dos produtores e contribui para a conservação da água e melhor aproveitamento dela na agricultura. O último serviço de reparos do canal de Capão Seco aconteceu em 1997, quando foram instaladas manilhas de concreto e que estavam totalmente degradadas.

 

“Esse canal está revigorando a região. Hoje a água está chegando a todas as propriedades e sobrando ao final da linha. A família fica tranquila, continua a produzir, aumenta sua renda e qualidade de vida e permanece onde ela quer”, disse Cleison Duval.

 

O canal favorece a comunidade, formada predominantemente por produtores de leite e de verduras. “É fundamental para que haja produção e sustentabilidade dessa atividade a presença da água de qualidade e de forma suficiente para atender o consumo animal e agrícola”, resumiu o secretário-executivo de Agricultura, Rafael Bueno.

 

Produção rural

O PAD-DF tem 420 produtores rurais cadastrados na Emater-DF e tem a produção rural concentrada em grãos, hortaliças, frutas, além da criação de peixes e outros animais. A soja, o feijão, o trigo e tomate para uso industrial lideram o ranking.

O extensionista do escritório da Emater-DF no PAD-DF, Gilmar Batistela, afirma que os canais abertos foram feitos na década de 1960 e, ao longo dos anos, o crescimento de árvores e raízes foi obstruindo os canais construídos por manilhas de concreto, provocando perda de água por infiltração.

 

“Essa perda de água durante a severidade da seca, nos meses de agosto e setembro, fazia com que muitas chácaras não fossem mais abastecidas pelo canal. Dessa forma, a obra de revitalização era necessária. Foi feito um novo canal paralelo ao antigo e seguindo o mesmo traçado e usado um material novo, tubo PEAD, que tem uma durabilidade maior quando enterrado. Isso significa tecnologia empregada para o menor desperdício de água para atender 21 chácaras, que envolvem 50 famílias impactadas diretamente”, informou Gilmar Batistela.

 

A propriedade do produtor rural José Gomes é uma das beneficiadas com o canal do Capão Seco. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Para quem depende da terra para trabalhar, um sistema de drenagem eficiente é sinônimo de tranquilidade. O agricultor José Gomes lembra que já perdeu muito de sua produção anual por conta da seca. “Na época das manilhas de concreto, a água não chegava aqui durante a estiagem”, conta o fazendeiro do Capão Seco. “Eu só conseguia plantar se os outros me ajudassem fornecendo água”.

 

Agora, com o novo sistema de irrigação, a produção é farta. José comemorou: “Pimentão, berinjela, feijão-de-corda, abóbora… Vendo todas as minhas verduras na Ceasa [Centrais de Abastecimento do Distrito Federal]. Hoje, está um céu bom demais da conta. Fico até emocionado de falar”.

 

De acordo com informações do responsável pelo projeto de revitalização dos canais pela Emater-DF, Edvan Sousa Ribeiro, o Distrito Federal tem 66 canais de irrigação com extensão de 240 km, que foram planejados para levar água aos inúmeros núcleos rurais e colônias agrícolas criados para estimular a produção agropecuária local e atender a demanda crescente por alimentos frescos da população da recém capital federal.

 

“Com o passar dos anos, esses canais sofreram forte degradação de suas estruturas físicas foram perdendo sua eficiência de transportar água na ordem de 50%. Neste sentido, a Emater-DF, em parceria com a Secretaria de Agricultura, vem apoiando fortemente as ações de revitalização desses canais e já chegamos a 100 km de canais tubulados e outros que estão em fase adiantada de tubulação”, informou Edvan.

 

Segundo planejamento da Seagri e da Emater-DF, para este ano também estão previstas as entregas dos canais revitalizados de Sobradinho II, que já está em fase final, Tabatinga, Sítio Novo, Lagoinha, Nova Betânia, Capão Comprido (Ramal I e Ramal II) e Rodeador.

 

Sustentabilidade rural

A construção de novos canais de irrigação no Capão Seco faz parte de uma das principais políticas públicas do GDF, que busca promover o uso sustentável dos recursos hídricos. A ideia é aumentar a eficiência na condução das águas para os produtores rurais, zerando as perdas e facilitando a distribuição entre as propriedades.

 

De 2019 a 2022, o governo recuperou 107,3 km de redes de irrigação espalhadas por todo o DF, beneficiando mais de 700 propriedades rurais. Só em 2023, 17,2 km de canais foram reformados, um esforço que contribui não só para o aumento da produtividade, como principalmente para a sustentabilidade rural.

 

Após a entrega do canal no Capão Seco, as próximas estão previstas no Assentamento Márcia Cordeiro, em Planaltina, e em Sobradinho. “Para mim é muito gostoso saber que as coisas estão andando bem e que a gente vai poder entregar mais canais de irrigação beneficiando cada vez mais famílias dessas áreas”, destacou o governador Ibaneis.

 

Além disso, ele anunciou que em 2024 o GDF vai lançar um projeto para pavimentar trechos da área rural do DF: “Ano que vem vamos entrar com esse programa de asfaltamento. Queremos dar qualidade de vida para a população do campo”.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br