Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/22 às 14h03 - Atualizado em 11/10/22 às 11h43

Emater-DF capacita produtores para produção de ovos

COMPARTILHAR

Curso no PAD-DF abordou temas como sanidade, boas práticas no manejo, alimentação e instalações na criação de frangos

 

 

A produtora rural Cleyce Soares veio do Amazonas para o Distrito Federal há pouco mais de doze anos. Se estabeleceu no núcleo rural PAD-DF (região administrativa do Paranoá), onde cria algumas aves. Na última semana, ela participou do curso de Qualificação de Mão de Obra em Avicultura Caipira, oferecido pela Emater-DF para interessados em criar galinhas poedeiras. Durante a atividade, Cleyce afirmou que planeja melhorar sua produção.

 

“Aprendi que não é adequado misturar patos e galinhas, já que o manejo é diferente”, exemplifica a produtora. Agora, ela pretende aprimorar as instalações de abrigo das galinhas e almeja elevar a renda. “Atualmente, tenho muitos gastos e nenhum retorno. O curso foi muito útil, me abriu os olhos para eu me corrigir”, comemora.

 

A médica-veterinária Soliene Partata Ramos, da Emater-DF, explica que a capacitação foi voltada para o sistema “caipirão”. “São frangos preparados geneticamente para terem seu potencial comercial explorado”, explica a extensionista. A criação dessas aves é em sistema aberto, para que elas possam ciscar à vontade.

 

“Abordamos todo o sistema de criação, desde as instalações, a nutrição adequada, os equipamentos necessários, todo o manejo sanitário da coleta de ovos, sempre com foco no bem-estar animal”, acrescenta Soliene. O curso durou dois dias, com etapa teórica e prática.

 

As aulas aconteceram no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, onde a Emater-DF possui um espaço que abriga cerca de 50 galinhas selecionadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O espaço é gerenciado em parceria com a Cooperativa dos Produtores da Região do Distrito Federal (Coopa-DF). O curso faz parte do programa Pro-Dúzia, que a Emater-DF implantou com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de ovos no DF.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br