Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/22 às 13h27 - Atualizado em 11/10/22 às 11h47

Emater-DF leva jovens rurais a congresso de Agricultura de Precisão

COMPARTILHAR

Integrantes do Filhos deste Solo foram a Campinas conhecer os avanços tecnológicos empregados no campo

 

 

A Emater-DF levou um grupo de 25 jovens do Programa Filhos deste Solo para participarem do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP), que aconteceu na cidade de Campinas (SP), entre os dias 9 a 11 de agosto, visando estimular o protagonismo empreendedor da juventude rural. Acompanhados por extensionistas da empresa, a equipe foi escolhida entre os alunos que obtiveram melhor desempenho durante o curso de Empreendedorismo Rural realizado em parceria entre a Emater-DF e o Instituto Federal de Brasília.

 

De acordo com a presidente da empresa, Denise Fonseca, todo o processo de capacitação oferecido dentro do programa Filhos deste Solo visa estimular a permanência do jovem na área rural por meio de incentivo na condução de negócios bem-sucedidos, dotando-os de competências e habilidades, com novas perspectivas culturais, sociais e empreendedoras dentro da própria comunidade.

 

“Proporcionar a participação desses jovens no Congresso é inseri-los num ambiente de vivências e conhecimento de novas tecnologias de produção que, certamente, vão impactar na produtividade e na qualidade das suas atividades empreendedoras. Tudo isso coaduna com o objetivo do programa, que é capacitá-los em gestão, empreendedorismo, colocação profissional e na permanência deles na área rural”, declarou.

 

Vivências

O morador do Paranoá, Warley Maciel Alves Silva, 20 anos, é administrador e sócio, juntamente com seu pai, da agroindústria de mandioca minimamente processada, +Ki Sabor. Além disso é estudante de Agronomia da Universidade de Brasília (UnB) e também participa do Programa Filhos deste Solo, onde tem adquirido e aplicado, com resultados positivos, diversos conhecimentos para o empreendimento rural da família.

 

“A Emater-DF, por meio do Filhos deste Solo, me permitiu ter um grande avanço como empreendedor e estudante. A oportunidade de ir ao Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, em Campinas (SP), foi uma experiência que levarei para toda a minha vida pessoal e profissional, pois pude obter diversos conhecimentos onde desejo atuar, que são as áreas agrária e empresarial. Aprendi o quão importante é a Agricultura de Precisão para a economia e sustentabilidade do nosso país pois podemos produzir mais em uma área menor e ter menos custos sobre a produção”, relatou.

 

Sâmila Pereira Teles (27), moradora de Planaltina, é estudante de Agronomia do Instituto Federal de Brasília (IFB), também faz parte do programa Filhos deste Solo e participou do ConBAP. A família tem uma pequena chácara onde cultiva maracujá e algumas hortaliças, além de uma pequena criação de galinhas poedeiras.

 

“A participação no congresso foi de extrema importância, pois já comecei a entender alguns conceitos de Agricultura de Precisão. Destaco também os contatos com empresas muito relevantes e contato com tecnologias de ponta e diferentes formas de análise de solo, análise foliar, além de softwares de gerenciamento rural. Conseguimos também uma parceria com o IFB para licença de temporária de um desses softwares de gerenciamento. Só consigo agradecer essa oportunidade e poder logo colocar em prática todo esse conhecimento para mudar a história da minha vida”, finalizou.

 

O assessor da Emater-DF, Tiago Leite, integrou a comitiva de extensionistas ao ConBAP e avalia a importância dessa participação está no tema central, Agricultura de Precisão. “A tecnologia está cada vez mais acessível para pequenos, médios e grandes produtores rurais. Um exemplo disso, que foi demonstrado durante o congresso, é o uso de drones, que estão cada vez utilizando melhores recursos, e a possibilidade de uso de sondas para fazer a análise do perfil do solo e dos seus nutrientes. Tudo isso pode ser aplicado na agricultura familiar e nos empreendimentos rurais e esses jovens serão multiplicadores desse conhecimento adquirido”, afirmou.

 

Já o extensionista da Emater-DF, Daniel Rodrigues, que também integrou a comitiva do ConBAP, estima a importância para a empresa tanto pelo aspecto de orientação aos jovens quanto do conhecimento adquirido durante o evento. “Certamente, foi uma oportunidade importante para nós extensionistas, que permitiu conhecermos as novas tecnologias da Agricultura de Precisão para apresentá-las ao produtor rural e fortalecer o networking com instituições de pesquisa, fornecedores dessas tecnologias, o que reforça nossa posição na vanguarda da Assistência Técnica e Extensão Rural do país”, informou.

 

ConBAP

 

 

O Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão é um evento bienal que reúne cerca de 800 participantes entre pesquisadores, profissionais de assistência técnica e extensão, professores, estudantes, empresas e produtores rurais, usuários das diferentes técnicas envolvidas no amplo leque da Agricultura de Precisão (AP). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP) e teve como tema Agricultura de precisão na era digital.

A AP é um conjunto de ações de gestão do sistema de produção que leva em consideração a variabilidade espacial das lavouras e incorpora inovações tecnológicas que permitem o seu tratamento num grau de detalhamento mais elevado que a prática usual.

 

O ConBAP contemplou palestras, plenárias, painéis setoriais, apresentação de trabalhos científicos, espaço para empresas exporem seus produtos e serviços, além de um espaço para apresentações dos patrocinadores e expositores. Esse ambiente criou um cenário adequado para relacionamentos entre os profissionais que trabalham com Agricultura de Precisão.

 

Programa Filhos desde Solo

O programa Filhos Deste Solo tem o objetivo de capacitar jovens da área rural, atendidos pela Emater-DF, que tenham entre 16 e 29 anos, em gestão, empreendedorismo e colocação profissional.

 

A capacitação busca estimular a permanência do jovem na área rural por meio de incentivo na condução de negócios bem-sucedidos, dotando-os de competências e habilidades, com novas perspectivas culturais, sociais e empreendedoras dentro da própria comunidade. Para participar, o interessado deve estar ligado de alguma forma a uma propriedade rural – ser proprietário, agricultor, filho de agricultor ou funcionário de empresa ou propriedade rural.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br