Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/22 às 9h18 - Atualizado em 7/10/22 às 9h18

Feira da Colônia consolida turismo rural em Planaltina; evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto

COMPARTILHAR

Produtores da Rajadinha assumem controle do circuito turístico com apoio da Emater-DF

 

 

A sétima edição da Feira da Colônia, na região rural de Planaltina, consolida o circuito turístico como um dos principais da capital federal. O evento, que ocorre no fim de semana dos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo), das 10h às 16h, será retomado depois da lacuna de dois anos em função da crise sanitária. Flores, plantas ornamentais, pães caseiros, biscoitos, doces, geleias, produtos orgânicos da área rural poderão ser adquiridos pelo cliente.

Os visitantes poderão participar gratuitamente das oficinas de Fabricação de Tinta de Terra e de Criação de Abelha e Produção de Mel, além de uma intensa programação que contempla roda de conversa, prática de Tai Chi Being Tao, dança circular e muito mais. Para a criançada haverá oficina de argila, passeio de pônei, cama elástica, tobogã e doces.

 

De acordo com Zaida Regina da Silva, especialista em turismo rural da Emater-DF, a empresa cumpriu seu papel. “Hoje, os produtores já começam a assumir o controle da feira e também do circuito, organizando toda a atividade”, relata. Ela explica que a missão da Emater-DF foi de apresentar aos empreendedores locais a possibilidade de expandir o negócio.

 

Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, além de ser um atrativo para o público urbano, a produção associada ao turismo é uma chance de elevar a renda e valorizar a região. Criado em 2014, o Circuito Rajadinha tem na Feira da Colônia seu principal evento de divulgação. Mas as chácaras estão abertas a visitas durante todo o ano, independente de marcação de horários.

 

“Por causa da natureza do negócio, os produtores sofreram menos com a pandemia. Além das atividades serem ao ar livre, com menos riscos à saúde, o manejo de plantas ornamentais é ideal para quem fica em casa, como nos primeiros meses da crise”, observa Zaida.

 

Prêmio
Em 2020, o Circuito Rajadinha foi o terceiro colocado no Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo, oferecido pela Secretaria de Turismo do DF, na categoria “Experiências Autênticas: Turismo Criativo e Turismo de Base Comunitária”. O prêmio foi criado para homenagear profissionais e iniciativas que contribuíram para o fortalecimento de Brasília como destino turístico em 2019 e 2020.

 

“O prêmio foi importante para incentivar os produtores a continuarem firmes com o projeto e, além disso, estimular outros empreendedores rurais a se unirem em busca de projetos de turismo que possam trazer visibilidade ao seu trabalho e elevação de renda”, avalia a turismóloga da Emater-DF, Zaida Regina da Silva, uma das idealizadoras do circuito.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br