A Feira da Colônia, em Planaltina, abre no primeiro fim de semana de agosto visita às chácaras do Circuito Rajadinha, um dos mais tradicionais eventos de turismo rural do Distrito Federal. A rota turística tem dez chácaras em que o visitante pode conhecer um pouco da diversidade agrícola da capital.
No circuito, os visitantes conhecem a produção de flores e plantas ornamentais, recebem informações sobre decoração, paisagismo e alimentos orgânicos, e experimentam produtos da gastronomia rural, como pães, bolos, biscoitos e doces.
“Trata-se da produção rural associada ao turismo, onde o produtor abre sua propriedade para mostrar o que tem de melhor. Isso permite ao visitante uma experiência agradável e única”, explica a turismóloga da Emater-DF Zaida Regina da Silva. “O turista não é apenas um espectador. Ele deseja vivência, quer conhecer as pessoas, os hábitos, a cultura dos lugares que visita.”
A Feira da Colônia foi uma iniciativa desenvolvida pelos produtores rurais de Planaltina em parceria com a Emater-DF como forma de estimular a economia local por meio da venda de produtos agrícolas direto ao consumidor e do roteiro turístico. Esta é a sexta edição do evento.
O evento acontece nos dias 3 e 4 de agosto (sábado e domingo), das 8h às 18h, com exposição de produtos e programação cultural. A temporada de visitação às chácaras do Circuito Rajadinha se inicia na sequência, quando o visitante poderá agendar as visitas diretamente com os produtores participantes do projeto.
VEJA COMO CHEGAR
Serviço
Feira da Colônia
3 e 4 de agosto (sábado e domingo)
De 8h às 18h
Sítio Florida – Colônia Agrícola Rajadinha 1, Planaltina-DF – Acesso pela DF-130
Entrada franca
Informações: (61) 3389-1 861 (Emater-DF / Planaltina) / (61) 3311-9400 (Assessoria de Comunicação – Emater-DF)
Jornada
A extensionista da Emater-DF participou da 1ª Jornada de Atualização em Turismo, promovida pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal no dia 25 de junho. Durante o seminário, que reuniu empreendedores e representantes de entidades governamentais, Zaida apresentou as características da área rural e seu potencial turístico.
“Nosso objetivo é fazer o empreendedor enxergar as possibilidades da cultura local. As propriedades rurais no DF possuem fácil acesso por estarem próximas da área urbana”, explica.
Outra vantagem da produção associada ao turismo é a valorização do emprego e do trabalho nas comunidades rurais. “Um dos desafios da extensão rural é convencer o jovem que o campo tem possibilidade de crescimento profissional e renda. O turismo é uma das atividades mais propícias para fortalecer essa ideia”, aponta Zaida.
A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br