19/06/20 às 15h33 - Atualizado em 19/06/20 às 19h24

Reforma de escritório da Emater-DF em Vargem Bonita beneficia produtores e empregados

Fachada do escritório da Vargem Bonita após as obras de reforma

Acessibilidade, privacidade e bem-estar são alguns dos benefícios que produtores de Vargem Bonita, núcleo rural do Park Way, vão ter com a reforma do escritório da Emater-DF na região. A obra, que foi iniciada há pouco mais de dois meses, foi inaugurada nesta sexta-feira (19), em solenidade simbólica, e contou com a presença da direção da Emater-DF, de representantes de produtores e do deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB).

Melhorias como a ampliação do depósito, a criação de dois sanitários e de calçadas de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, a cobertura com forro onde aparecia o telhado em amianto, a divisão das salas e a separação da recepção, foram realizadas. “Com a separação, o produtor que chegar vai poder expressar com mais liberdade o que deseja. Quando for encaminhado para o técnico, também terá mais privacidade na conversa”, ressaltou o gerente do escritório da Vargem Bonita, Claudinei Vieira.

“O benefício para o cliente interno é imenso. Para o produtor que visita a gente, além dessa privacidade de conversar com o técnico um assunto que pode ser particular, ele também vai usufruir desse novo formato, que proporciona bem-estar para todos”, ressaltou ele, que também explicou que antes a recepção e os técnicos ficavam todos juntos no mesmo ambiente.

Entrega do escritório da Emater em Vargem Bonita, que passou por reforma

Durante a solenidade de entrega das obras, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, que participou ao lado do diretor-executivo da empresa, Antonio Dantas, ressaltou  o trabalho rural da comunidade de Vargem Bonita e o empenho do deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB) com a destinação de emenda para a reforma. “Essa é uma comunidade antiga e muito preciosa. Essa reforma e o trabalho da Emater-DF são para os produtores, nosso bem maior”, ressaltou.

O evento contou com a presença de representantes da Associação da Vargem Bonita, da Associação dos Chacareiros e Adjacentes do Park Way, da Associação dos Hortifrutícolas do Riacho Fundo, da Associação Comunitária do Núcleo Rural Córrego da Onça e do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CRDRS) da Vargem Bonita.

O presidente do CRDRS de Vargem Bonita, Luiz Uema, elogiou a atuação histórica da Emater nos estados e em especial na região. “Todos os técnicos que passaram por aqui criaram uma relação de muita harmonia e de aproximação muito grande com os produtores. Essa reforma cria um ambiente de muita cooperação, criatividade e amizade”, apontou.

Cerimônia respeitou o distanciamento como forma de evitar contaminação pelo novo coronavírus

Representando o secretário de Agricultura, Candido Teles de Araujo, o secretário-executivo da Seagri-DF, Luciano Mendes, reforçou a importância de um ambiente harmonioso. “Esse tipo de acomodação, além de dar mais qualidade para as pessoas que estão trabalhando, também favorecem um atendimento individualizado e melhor para o produtor. A comunidade agora terá um ambiente mais agradável para buscar informação e atendimento técnico”, disse.

Presente no encontro, o deputado distrital Roosevelt Vilela, destacou a importância de uma gestão comprometida para a realização da obra. “Ver materializar uma destinação de um recurso nosso aqui no escritório é muito gratificante. Ficou um ambiente aconchegante, que passa uma energia boa e é assim que o produtor tem que ser recebido em todos os locais”, apontou. O deputado também parabenizou a presidente da Emater-DF pela execução da emenda. “Eu posso colocar o dinheiro que for, mas se ela não tivesse a boa vontade e sintonizada com a demanda, não executaria”, disse.

Entregas

Além do escritório da Vargem Bonita, a Emater também fará a entrega das obras da unidade de Planaltina, na semana que vem. As reformas custaram R$ 365,3 mil, dos quais R$ 200 mil vieram de emenda parlamentar e o restante do recursos próprios da Emater.

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.