Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/20 às 8h32 - Atualizado em 11/11/20 às 8h32

Produção de uva tem espaço para crescer e atender fatia maior do mercado do DF

Variedade de uva produzida no Distrito Federal

 

A produção de uva no Distrito Federal vem crescendo e ainda há muito espaço para novos produtores, já que a produção local atende cerca de 10% da demanda do DF. Das 400 toneladas das duas principais variedades de uva comercializadas na Ceasa no ano passado, somente 43 toneladas foram produzidas no DF – 10,7% do total.

 

A variedade Niagara Rosada foi a de maior saída em 2019, com 270 mil quilos comercializados, dos quais 232 mil quilos “importados” de outros estados, contra 38 mil quilos produzidos localmente. Já a uva Vitória teve 125 mil quilos vindos de outros estados e 5 mil produzidos no DF.

 

“Costumo dizer que tem muito espaço ainda para os produtores de Brasília, do Distrito Federal, para a produção de uva. Vem muita coisa de fora ainda, tem muito espaço para crescer”, afirmou o coordenador do Programa de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo (veja vídeo abaixo).

 

 

Atualmente, o DF tem mais de 40 produtores e área de 50 hectares de produção distribuídos em regiões diversas como Lago Oeste, Sobradinho, Planaltina, PAD-DF e Riacho Fundo. A maior parte da produção é destinada a uvas de mesa. Produtores do Distrito Federal interessados no cultivo de uva devem procurar o escritório da Emater-DF mais próximo da sua propriedade para orientações (confira os locais e contatos das unidades da Emater-DF).

 

Segundo Camargo, as características climáticas são favoráveis para o cultivo. “Temos duas estações bem definidas, a chuvosa e a seca, o que permite uma dupla poda, com aumento da produção no período seco e uvas mais doces. No período seco as frutas absorvem menos água e ficam com maior teor de açúcar, o que é bom tanto para o paladar quanto para a produção de vinho”.

 

Em relação ao solo, Felipe explica que é fisicamente bom de ser trabalhado por ser plano e profundo. Entretanto é quimicamente pobre, necessitando de correção para o cultivo de uva. “Feito isso, o solo da região tem todas as condições para uma excelente produção de uva”, disse.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br