Evento realizado pela Secretaria de Agricultura marca entrega de certificados para empreendimentos atendidos pela Emater-DF
Para que o consumidor de Brasília tenha certeza que os alimentos à sua mesa são limpos, seguros e saudáveis, o Governo de Brasília atua diretamente com os produtores rurais. Uma das aividades mais importantes é feita junto às agroindústrias, onde a Emater-DF capacita empreendedores e trabalhadores nas diversas etapas de fabricação. Para fortalecer o setor e estimular o brasiliense a comprar mais produtos locais, a Secretaria de Agricultura organiza, nesta semana, o 1º Encontro Distrital da Agroindústria. O evento vai até a próxima sexta-feira (13), no auditório da Embrapa Cenargem, no Parque Estação Biológica (final da Asa Norte).
Na abertura do evento, o governador Rodrigo Rollemberg e o secretário de Agricultura, Argileu Martins, entregaram seis certificados da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (Dipova), que permite a comercialização dos produtos no mercado formal. “A qualidade do que é desenvolvido aqui é importante para a produção rural familiar de Brasília”, destacou o governador Rollemberg.
Na ocasião, foi assinada a Lei nº 5.800/2017 — a Lei de Inspeção do Distrito Federal. Essa norma melhora a fiscalização na cadeia produtiva da agroindústria, a emissão de registro e o acompanhamento do setor.
Capacitação — De acordo com a coordenadora do Programa de Agroindústrias da Emater-DF, Sônia Cascelli, o atendimento prestado pela empresa aos produtores começa na lavoura e vai até a comercialização. “Nossos escritórios trabalham em conjunto com o Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer), que oferece cursos nas áreas de carnes, leite e derivados, hortaliças, frutas, panificados, desidratados, molhos, embutidos, filetagem de peixes, dentre outros”, enumera.
Sônia explica ainda que a Emater-DF oferece, anualmente, dois cursos para empreendedores e trabalhadores de agroindústrias. “Um abrange os aspectos da gestão e qualificação; o outro foca nas boas práticas de fabricação, um conjunto de normas de higiene, qualidade, cuidados do manipulador, prevenção a doenças e vários detalhes que fazem a diferença na produção de um alimento limpo”, observa.
A empresa tem trabalhado, ainda, em estudos microbiológicos e físico-químicos, numa parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB). Além disso, os técnicos da Emater-DF auxiliam os produtores na elaboração dos rótulos dos produtos, indicando a quantidade dos ingredientes e o valor nutricional dos alimentos. “Todo esse trabalho é feito de forma gratuita para o agricultor familiar”, completa Sônia Cascelli, que, durante a abertura do encontro, apresentou uma palestra sobre como o trabalho de assistência técnica e extensão rural agrega valor aos produtos agroindustriais.
Nos últimos dois anos, a Emater-DF qualificou 700 pessoas em gestão e boas práticas. Os cursos são pré-requisito para que as agroindústrias recebam o selo do órgão de fiscalização.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Com informações da Agência Brasília
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br