Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/21 às 18h53 - Atualizado em 12/03/21 às 18h53

Emater, Embrapa e produtores discutem cultivo de uva e produção de vinho no DF

Produtores discutiram tecnologias para produção de vinho no Centro Oeste

 

 

 

 

Em busca de incentivar a produção de vinho no Distrito Federal, a Emater-DF intermediou encontro entre representantes da Embrapa Cerrados e produtores de uva na região do PAD-DF. Os produtores participam do projeto para produção de vinho no Planalto Central. Questões técnicas de condução da cultura, de variedades de uva para vinho e também as melhores formas de produção foram abordadas durante o encontro.

 

“Inclusive, o grupo demandou para a Embrapa ver o que as técnicas preconizadas em outros lugares do Brasil se aplicariam aqui no DF”, explicou o supervisor Regional Leste da Emater-DF, Mateus Miranda de Castro. Com reuniões semanais, a ideia é auxiliar os produtores na busca por tecnologias para aprimorar o cultivo de uva e iniciar a produção de vinhos.

 

O encontro, que contou com a presença do chefe da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, ocorreu nesta quinta-feira (11), na Villa Triacca, pousada do produtor Ronaldo Triacca, que cultiva uva e também participa do projeto. Os pesquisadores da Embrapa Nilton Junqueira e Tadeu Graciolli Guimarães participaram da reunião.

 

Para o supervisor Regional Leste da Emater-DF, a aproximação da Embrapa Cerrados será fundamental para que o grupo consiga os melhores resultados. “Essa união de esforços vai trazer novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e social de Brasília”, ressalta Mateus. O gerente do escritório da Emater no PAD-DF, Marconi Borges, e os coordenadores de Fruticultura da empresa, Felipe Camargo, e de Agroecologia, Daniel Oliveira, também estiveram presentes.

 

“A gente percebeu que é importante que a Emater e a Embrapa Cerrados estejam junto com os produtores para ajudar na pesquisa e extensão rural, na melhoria das técnicas existentes e que se adaptem à nossa região”, disse o supevisor Regional Leste. O grupo, que está iniciando no mercado e é composto por aproximadamente dez famílias, também buscou orientações junto a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas (Epamig), que desenvolveu uma técnica de poda que ajuda na qualidade da uva, gerando vinho de alto padrão.

 

Durante o encontro, os produtores visitaram a plantação de uva do produtor Ronaldo Triacca, a área improvisada de condução dos trabalhos de processamento da uva, conferiram os equipamentos para produção do vinho e a planta da indústria de vinhos que está sendo criada por produtores no PAD-DF, ao lado do escritório da Emater-DF. Também foi realizada uma apresentação sobre os equipamentos.

 

Durante o encontro, foi realizada apresentação dos equipamentos utilizados

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br