Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/01/19 às 9h53 - Atualizado em 9/01/19 às 10h03

Emater-DF participa de mutirão de semeadura direta entorno do Descoberto

Aconteceu nesta segunda-feira (7) o mutirão de semeadura direta para restauração de área do Cerrado próxima ao reservatório do Lago Descoberto, em Brazlândia. Cerca de 130 Kg de sementes de espécies arbóreas e gramíneas foram semeadas em um espaço de um hectare. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) apoiou a ação, resultado de uma iniciativa do projeto cultural Na Praia e do Programa Água Brasil da WWF.

 

Mais de 60 voluntários e representantes da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), que coordena o projeto Descoberto Coberto, Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Companhia de Saneamento do DF (Caesb), Secretaria de Agricultura (Seagri), Secretaria de Educação, Universidade de Brasília (UnB), Rede Sementes do Cerrado entre vários outros parceiros estiveram presentes ao evento.

 

A bióloga Sílvia Rodrigues, do projeto Na Praia, explicou aos participantes como seria realizada a prática. “Na semeadura direta basta jogar as sementes direto no chão, não precisa cavar buraco e é um método eficiente e bom para o Cerrado”, explicou a bióloga. A engenheira ambiental da Emater-DF, Priscilla Silva, também acredita na eficiência do método. “É uma alternativa mais simples ao plantio com mudas, que exige mais tempo, mas que também é contribui bastante para a restauração das áreas degradas”.

 

Todos os presentes participaram com animação e rapidamente semearam toda a área. “Iniciar o ano semeando e restaurando áreas é muito gratificante”, entusiasmou-se Louise Kaiser, consultora da Adasa.

 

Ao total, o projeto cultural Na Praia e o WWF Brasil executaram a semeadura de mais de 2 toneladas de sementes nativas do cerrado, que possibilitaram a restauração de 33 hectares no entorno do reservatório. A iniciativa foi possível com o acréscimo de R$ 1 real no ingresso da última edição do evento e com o apoio do projeto Água Brasil, executado pelo WWF Brasil. O montante arrecadado foi destinado à compra de sementes, insumos e serviços para a preparação do solo e execução da semeadura.

 

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação Social da Emater-DF

Com informações da Adasa e Na Praia

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br