Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/21 às 16h10 - Atualizado em 16/04/21 às 16h10

Barragens de uso coletivo são vistoriadas por técnicos da Seagri e Emater-DF

 

Barragens são vistoriadas por técnicos da Emater-DF e Secretaria de Agricultura

 

 

Até a próxima semana, 13 barragens de uso coletivo serão vistoriadas por técnicos da Secretaria de Agricultura e Emater-DF. O objetivo é a elaboração de relatório para Adasa e identificação de ações de recuperação.

 

Revestimento em canal do Capão Comprido evita perda de 50% da água em Brazlândia

Mutirão da Emater, Seagri e produtores leva água a comunidade do Rio Preto

 

O extensionista da Emater-DF Marconi Borges explica que são barragens de baixo risco e de uso coletivo para abastecimento de propriedades rurais. “Estamos fazendo a avaliação da crista das barragens para verificar se há trincas, infiltrações, marcas de erosão, se há vegetação que precisa ser retirada e a situação da saída d’água, do ladrão e dos canais”, explica.

 

Após a verificação in loco de cada barragem, serão feitos relatórios para basear as ações de recuperação dos locais pela Secretaria de Agricultura e envio à Adasa.

 

Canais de irrigação
Além da atenção às barragens, o GDF vem trabalhando na revitalização dos canais de irrigação de núcleos rurais, o que tem resultado no aumento da produção agropecuária e em sistemas mais eficientes e sustentáveis de gestão da água. Em algumas regiões, a área de produção deve ser ampliada em até 100 hectares com a chegada de água após 20 anos de espera. Em outros, a economia com as perdas por infiltração é suficiente para abastecer 100 mil pessoas – o equivalente à população de Sobradinho II ou à de São Sebastião.

 

Idealizados para viabilizar o desenvolvimento rural da capital, os canais de irrigação levam água para o campo e tornam possível a alta produtividade agrícola no Distrito Federal. Ao todo, o DF possui 63 canais com cerca de 230 km de extensão, que beneficiam diretamente mais de mil produtores rurais. Pensando em uma agricultura cada vez mais sustentável, o GDF recuperou, entre 2019 e 2020, 43 km de canais e ramificações. Neste ano, estão previstos mais 18 km de obras de tubulação de canais.

 

A recuperação, que elimina até 50% de perdas de água por evaporação ou infiltração, representa segurança na produção para os agricultores. Para a cidade, o benefício é duplo, além de alimentos frescos produzidos aqui mesmo no DF, a revitalização é garantia de mais água para os cidadãos das áreas urbanas.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br