Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/19 às 14h19 - Atualizado em 17/05/19 às 14h19

Aquaponia une produção de peixes e hortaliças

É possível produzir peixes e hortaliças em pequenos espaços por meio da aquaponia. Nesse sistema de produção, a água utilizada para a criação de peixes é também usada para a produção de hortaliças sem a necessidade de utilizar adubos químicos na água.

Esse sistema está sendo demonstrado no circuito da Piscicultura, no Espaço da Agricultura Familiar, na AgroBrasília. Segundo o extensionista rural da Emater Rogério Vianna, a aquaponia é uma alternativa para quem tem pouco espaço que deseja uma produzir para consumo próprio. “Essa é uma boa opção para agricultura urbana, já que necessita de pouco espaço, não utiliza insumos químicos. A água com as fezes dos peixes é filtrada por meio de um biofiltro (feito com cama de areia, brita ou argila) e passa para as plantas, cultivadas na água”, explica.

É possível produzir aproximadamente um quilo de peixe por metro quadrado de plantas e não é necessário fazer a troca de água, apenas a reposição do que evapora. Para a produção comercial, Rogério explica que a hidroponia é mais vantajosa por ter um custo de produção menor.

 

Quem quiser saber mais sobre a aquaponia pode visitar o circuito da piscicultura, no Espaço da Agricultura Familiar, até sábado (18), das 9h às 18h.

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br