12/03/24 às 17h04 - Atualizado em 12/03/24 às 17h04

Visita técnica qualifica produtores e trabalhadores rurais no manejo de uva para vinhos finos

Promovida pela Emater-DF, a atividade pretende disseminar a vitivinicultura de alto padrão

Emater-DF promove oficina de poda de produção de uvas para vinho fino. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Promovida pela Emater-DF, produtores e extensionistas rurais fizeram nesta terça-feira (12) uma visita técnica à área experimental de cultivo de uvas, na AgroBrasília. O objetivo foi mostrar na prática como deve ser feita a poda de produção nas plantas, para produzirem frutos a serem colhidos no inverno, visando a produção de vinhos finos.

O grupo acompanhou a tecnologia usada na poda de produção que está sendo feita numa área com meio hectare de extensão cultivada com uva Syrah, específica para vinhos finos, dentro do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, mantida pela Coopa-DF. De acordo com o supervisor da Regional Leste, Fabiano Carvalho, a técnica da dupla poda, quando a planta é submetida à poda de formação e à poda de produção, tem se mostrado mais eficaz para a vitinicultura do DF.

“Muitos produtores e extensionistas ainda têm muitas dificuldades, então, nosso objetivo foi tirar esse mito de que é difícil e mostrar que a poda é simples, bastando ser feita no período e maneira corretos. Isso garante que os frutos cresçam no inverno quando há uma grande amplitude térmica, frio de noite e sol quente durante o dia, que garante a produção uvas mais doces”, explicou Fabiano Carvalho.

Equipe da Vinícola Paula participa da oficina de poda de produção de uvas para vinho fino. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Uma equipe da Vinícola Paula, no Gama, formada pelo proprietário Fernando de Paula, gerente Ayrton Senna, e funcionários Carlo Tadei e Janaína Oliveira, participou da atividade para aprimorar as técnicas empregadas no plantio de uvas Grenache, Cabernet Sauvignon, Chenin Blanc e Malbec e produzir plantas bem formadas, com boa aparência e frutos com mais qualidade para se extrair do melhor do terroir.  A propriedade está se estabelecendo no enoturismo.

Ayrton Senna Calixto Rodrigues da Silva disse que ainda não tinha realizado nenhuma atividade de qualificação e avalia a experiência para melhorar a produção de uvas. “Aprendi demais, até o jeito da poda que eu não sabia como fazer. Temos três hectares plantados de uvas para produção de vinhos finos e vamos ampliar para seis hectares no total. Portanto, é importante ampliar o conhecimento no assunto”, disse o gerente.

Crescimento

Gerente de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, coordenou a visita técnica. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

O gerente de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, que coordenou a visita técnica ressaltou que a produção de uvas para vinhos finos na região é bastante promissora e que deve crescer ainda mais após a inauguração da Vinícola Brasília. Dessa forma, a vitivinicultura local vai precisar tanto de produtores quanto de trabalhadores que saibam fazer e bem feito. Portanto, a ação da Emater-DF pretende disseminar a vitivinicultura no DF e qualificar os produtores e trabalhadores que já estão na área ou que pretendem iniciar a atividade.

“Essa é a quarta oficina que ministramos nesse espaço experimental da Coopa-DF, onde temos toda liberdade para trazer produtores e trabalhadores para aprenderem vendo como se faz. Já houve oficina de poda de formação, controle de doença, irrigação e agora poda de produção, que é uma fase do manejo muito importante para garantir a colheita de bons frutos no final de julho e início de agosto. Aqui viemos em campo para visualizar, memorizar e aprender de fato, diferente do que ensinar em sala de aula ou mostrar por meio de um slide para qualificar o produtor e o trabalhador”, afirmou o extensionista.