Nesta quinta-feira (25), a Semana de Tecnologia do Rio Preto reuniu produtores do núcleo rural e instituições públicas para o encontro técnico da Expedição Safra-Brasília: Culturas Irrigadas.
O objetivo foi apresentar o diagnóstico feito na terceira etapa da Expedição e discutir alternativas para o aumento da disponibilidade hídrica e uso racional da água na agricultura. Especialistas da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Embrapa Cerrados, Secretaria de Meio Ambiente e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) apresentaram dados de monitoramento hidrológico, políticas públicas disponíveis e iniciativas realizadas em conjunto com produtores para o uso racional da água.
Segundo o secretário adjunto de Agricultura, Sebastião Márcio de Andrade, a falta de chuvas e a situação de emergência decretada foram determinantes para que a terceira etapa da Expedição tratasse do uso da água para irrigação. “Foram verificados 246 pivôs e 115 propriedades, em 13.625 hectares de área irrigada no Distrito Federal. O diagnóstico contribuirá para que sejam criadas políticas públicas próximas à realidade dos agricultores. O relatório servirá tanto para as instituições públicas quanto para próprios os produtores”, disse Sebastião.
Para o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, “já se foi o tempo em que a Semana de Tecnologia apresentava a tecnologia em si. Agora é tempo de a atividade agropecuária, que enfrenta reflexos de preço e clima, buscar a adaptação. Nosso desafio é refletir junto com os produtores a necessidade de adaptação à nova realidade e construir novas políticas. E a Emater está aqui a serviço de todos, na medida em que cada um precisa”.
Plano de Manejo e Conservação da Água e Solo
O secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, anunciou que a Bacia do Extremo será uma das prioritárias a serem trabalhadas no Plano de Manejo e Conservação da Água e do Solo. “Vamos discutir as ações e firmar parcerias com os produtores para ajudarem a melhorar a disponibilidade hídrica da região. O compromisso é iniciar em setembro a mobilização dos produtores e o planejamento das ações”, disse o secretário.
O presidente da Cooperativa Agrícola do Rio Preto, Valter Baron, acredita que “não é o governo que vai atuar nos problemas sozinho, cabe a nós, agricultores, trabalharmos em conjunto”.
Para o presidente da Ceasa, José Deval, a atuação do Sistema Público da Agricultura (Emater, Seagri e Ceasa) é essencial para que não faltem produtos para comercialização e consumo da população.
Semana de Tecnologia do Rio Preto
A Semana de Tecnologia do Rio Preto termina neste sábado (27), com campanha de vacinação antirrábica e baile do chopp. O evento é realizado pela Emater-DF, Associação Mista, Cooperativa Agrícola do Rio Preto e pela Associação de Produtores do Rio Preto (Aprorp).
Confira a programação:
27/08/2016 (SÁBADO)
09h às 16h – Campanha de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos
Local: Emater-DF (N. R. Rio Preto)
22h – XXXII Baile do Chopp do Rio Preto
Local: APRORP (N. R. Rio Preto)
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br