Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/10/23 às 13h22 - Atualizado em 24/10/23 às 15h32

Técnicos da Emater-DF visitam agroindústrias e conhecem o Caminho do Queijo Artesanal Paulista

COMPARTILHAR

 

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) realizaram uma viagem para conhecer o Caminho do Queijo Artesanal Paulista. Com a programação e roteiro estabelecidos pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), sediada em Campinas (SP), o grupo conheceu diversas agroindústrias de queijo artesanal em diversos municípios de São Paulo.

 

A delegação da Emater-DF foi composta por representantes da Gerência de Desenvolvimento Sócio Familiar (Gedes), do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor), da Coordenadoria de Operações (Coper), da Gerência de Desenvolvimento Agropecuário (Geagr), de dois escritórios de campo e também da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) da Secretaria de Agricultura do DF. A série de visitas aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro.

 

A extensionista rural, técnica em agroindústria, Fernanda Barbosa de Sousa Lima explicou que existe um projeto para promover o desenvolvimento do queijo artesanal no DF, com o apoio da Seagri-DF.

 

“Entre as atividades do projeto está a criação de uma rota do quejo artesanal. Vimos que em Campinas é desenvolvido um trabalho semelhante ao que queremos implementar e marcamos a visita para conhecer a legislação em relação à produção de queijos autorais, as estruturas das agroindústrias artesanais e a experiência de criação da rota de turismo rural”, explica Fernanda.

 

Outro ponto destacado pela extensionista foi a participação da Seagri na viagem. “Convidamos a gerente de inspeção, Mônica Câmara, e ela pôde também conhecer e trocar experiências sobre as questões relacionadas à inspeção e implantação de agroindústrias. Assim podemos transparecer a mesma linguagem para o produtor e não há implantação e registro de agroindústrias sem a Dipova”, conta.

 

O Caminho do Queijo Artesanal Paulista conta com 17 queijarias artesanais do estado: Fazenda Atalaia (Amparo), Fazenda Santa Helena (Sete Barras), Fazenda Santa Luzia (Itapetininga), Laticínio Artesanal Montezuma (São João da Boa Vista), Leiteria Santa Paula (São João da Boa Vista), Pardinho Artesanal (Pardinho), Pé do Morro (Cabreúva), Queijaria Belafazenda (Bofete), Queijaria Rima (Porto Feliz), Cabanha Mulekinha (Ibiúna), Lano-Alto (Catuçaba), Q.JO Martina (Boituva), Capril do Bosque (Joanópolis), Nata da Serra (Serra Negra), Jeito de Mato (Fernandópolis), Queijaria Santa Vitória (Queluz) e Terra Límpida (Cássia dos Coqueiros).

 

No último dia, sexta-feira (20), as atividades foram finalizadas com um encontro entre a Emater-DF e a Cati para trocar experiências referentes ao diagnóstico e fortalecimento dos Serviços de Inspeção Municipal, ao panorama da produção de queijo artesanal em SP e ao trabalho em agroindústrias no DF – que tem se destacado com os cursos EAD para os produtores.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br