Emater-DF realiza atividade “O Campo na Cidade”, com mostra de produtos da agricultura familiar, oficinas e orientações sobre hortas caseiras
Com uma significativa produção agropecuária, Sobradinho recebeu, no último domingo (4) o evento “O Campo na Cidade”, organizado pela Emater-DF. Mostra e comercialização de produtos da agricultura familiar, orientações sobre hortas caseiras e oficinas de produção de orquídeas e geleias chamaram a atenção do público que frequenta o Parque Ecológico Jequitibá. A atividade faz parte da programação da 1ª Semana do Produtor, que vai até a próxima quinta (8).
De acordo com a gerente do escritório da Emater-DF em Sobradinho, Eleutéria Guerra, o objetivo do evento é mostrar o resultado do trabalho da empresa. “Os agricultores atendidos por nossos extensionistas apresentam maior produtividade e qualidade. É importante que o público da cidade conheça e valorize o esforço do produtor rural”, observou.
Oficinas — Loislene Rocha, engenheira agrônoma da Emater-DF, realizou uma oficina de produção de orquídeas. Cerca de 25 pessoas participaram da atividade, onde a técnica da empresa apresentou um resumo dos principais cuidados no manejo dessa flor, que possui cerca de 15 mil espécies catalogadas no Brasil — no Distrito Federal são 233. “Sempre é bom falar de flores”, disse Loislene.
Já a produtora rural Priscila de Ávila, do núcleo rural Lago Oeste, ensinou uma receita de geleia de maçã com pimenta. Curitibana, ela está em Brasília há quinze anos — dez dos quais dedicados ao cultivo de diversas espécies de pimenta e produção de licores, geleias, temperos, conservas e molhos. “Sempre tive assistência técnica da Emater-DF, que foi o diferencial para o meu trabalho”, contou.
Um dos destaques da atividade foi o estande de agricultura urbana, onde técnicos da Emater-DF orientavam a população sobre como montar uma horta caseira. “Muitas pessoas nos procuraram com interesse em cultivar pequenas hortas em casas, empresas e condomínios”, relatou o engenheiro agrônomo Marcelo Ruas, do escritório da empresa em Sobradinho.
Segundo Eleutéria Guerra, o sucesso do evento foi tamanho que a equipe vai estudar a possibilidade de realizar a atividade com mais frequência. O “Dia do Campo na Cidade” integra a 1ª Semana do Produtor de Sobradinho, que ainda contará com uma reunião técnica sobre cultivo protegido, um curso de manejo da irrigação e um Dia Especial de Saúde, com exame toxicológico em agricultores e trabalhadores rurais — para medir o nível de agrotóxico no organismo —, campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos e uma palestra sobre a correta aplicação desses insumos químicos na atividade agrícola.
Com 85 mil habitantes — 17 mil na área rural —, Sobradinho tem uma forte produção agropecuária. Os principais produtos são hortaliças em geral, banana, mandioca, maracujá e avicultura de corte. A área rural da cidade possui também diversas agroindústrias que processam pães, doces, biscoitos e alimentos veganos.
Feirinha com produtos da agricultura familiar foi um dos destaques do dia
Técnicos da Emater-DF orientaram sobre hortas caseiras
A engenheira agrônoma da Emater-DF, Loislene Rocha: “sempre é bom falar de flores”
A produtora Priscila de Ávila ministrou oficina de geleia de maçã com pimenta
Programação da 1ª Semana do Produtor vai até a próxima quinta-feira (8)
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br