Para a agricultura familiar, o microcrédito têm sido um dos mais utilizados para o desenvolvimento de atividades produtivas e geração de renda no campo.
No Distrito Federal, o programa de microcrédito Prospera é utilizado pelos empreendedores rurais para custeio e investimento na produção com a orientação técnica e acompanhamento da Emater-DF.
Executado também pela Secretaria de Trabalho e BRB, o programa têm gerado resultados efetivos no campo. Para mostrar o impacto do microcrédito na vida dos agricultores, a Emater-DF organizou uma visita de servidores do BRB e da Secretaria de Trabalho do DF no núcleo rural Taquara. Foram visitadas duas propriedades rurais e a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), beneficiadas pelo programa. Só nessa região, 112 produtores possuem projetos de microcrédito pelo Prospera.
O diretor da Emater-DF, Carlos Banci, contou um pouco da história da região e citou alguns exemplos de empreendimentos que cresceram com o apoio do crédito. “Hoje a região é considerada um dos mais importantes polos de produção de pimentão com uso de alta tecnologia”, contou.
Na propriedade de João Filho, produtor de hortaliças, foi possível visualizar os resultados do Prospera. Em 2002 João era meeiro e, na época, foi beneficiado com a compra de materiais para irrigação por meio do microcrédito feito pela dona da propriedade. Em 2006, ele adquiriu, por meio do Prospera, um micro trator que ajudou a agilizar o trabalho aumentar a produção. Hoje, ele tem sua própria terra, casa própria e dois filhos na faculdade. “Temos sempre que pensar no futuro. Hoje tenho treze estufas e quero aumentar para vinte com o microcrédito”, conta.
Já os irmãos Ataíde e Valdeci de Sousa começaram com uma pequena produção em 1996. Com o apoio da Emater-DF e de crédito rural começaram a desenvolver a produção com o uso de tecnologias. Cada um fez um empréstimo de R$ 22 mil para construção de seis estufas. “Se não fosse o financiamento, não chegaríamos onde estamos”, falou Evanildo. Hoje, eles possuem quatro meeiros que produzem na propriedade.
Para a analista do BRB, Tatiana Travassos, “a visita contribuiu para ver a realidade desses recursos que são liberados e para rever e melhorar alguns processos”.
O presidente da Cootaquara, Maurilio Cezar Cardoso, acredita que o Prospera, entre as linhas de crédito disponíveis ao produtor, é o mais ágil. “O tempo para liberação do crédito é essencial para o produtor, já que o valor dos insumos que seriam adquiridos pode aumentar rapidamente”, explicou.
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br