Durante o evento também serão desenvolvidas atividades de formação em técnicas participativas de Ater
Para debater a melhoria das capacidades de implementação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a agricultura familiar algodoeira, se realiza de 25 a 28 de outubro o seminário internacional 1ª Jornada de Fortalecimento das Capacidades de Ater, na cidade de Ica, no Peru.
O evento conta com a participação de representantes dos governos do Peru, Paraguai e Brasil responsáveis por impulsar a extensão rural do setor produtor de algodão, assim como de técnicos extensionistas dos setores público e privado e profissionais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O presidente da Emater-DF e também da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Ater (Asbraer), Argileu Martins, participou, na manhã desta quarta-feira (26), como palestrante na jornada.
Além de uma revisão conceitual e reflexões sobre o papel da extensão rural nos processos de desenvolvimento rural sustentável, serão realizadas atividades de formação em técnicas participativas de ATER com o envolvimento dos mais de 50 participantes do seminário internacional.
O seminário também vai debater o papel e os alinhamentos da extensão rural para o futuro, contribuindo para a implementação de políticas, programas e iniciativas do Governo peruano para o setor algodoeiro e a agricultura familiar.
O evento é parte das atividades do projeto executadas pelo governo do Brasil, representado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a FAO e países parceiros, para contribuir ao desenvolvimento sustentável da cadeia de valor do algodão e ampliar as capacidades e os níveis de coordenação interinstitucional para o fortalecimento deste setor por meio da Cooperação Sul-Sul.
No seminário regional é promovido pelo Escritório Regional da FAO, Representação da FAO Peru, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura e Irrigação do Peru, Instituto Nacional de Inovação Agrária do Peru (INIA) e Agência Peruana de Cooperação Internacional (APCI). Também conta com o apoio da Asbraer, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), Rede Latino-americana para Serviços de Extensão Rural (Relaser), Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Social (Foncodes), Governo Regional de ICA e Soluções Práticas.
Assessoria de Comunicação — FAO
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br