Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/23 às 17h01 - Atualizado em 8/11/23 às 17h02

Semana do Pimentão tem recolhimento de embalagens de agrotóxicos

COMPARTILHAR

 

 

Nesta quarta-feira (8), a programação da 23ª Semana do Pimentão contou com a coleta de embalagens de agrotóxicos no escritório da Emater no núcleo rural Taquara. Cientes da importância da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, 42 produtores da região participaram com a devolução de 4.933 embalagens. A ação é uma iniciativa da Emater-DF em parceria com a Secretaria de Agricultura.

 

Segundo o extensionista da Emater-DF Carlos Banci, a campanha é só uma parte do trabalho de educação contínua junto ao produtor. “Ao longo do ano nós orientamos sobre as boas práticas agropecuárias, tratamos sobre importância de utilizar esses insumos apenas com o receituário agronômico, sobre o uso de equipamento de proteção individual e sobre a forma correta de lavagem e armazenagem dessas embalagens até que se faça a devolução “, explica Banci.

 

A campanha facilita a logística de entrega das embalagens, principalmente pelos agricultores familiares. O agricultor Alcino Antônio da Silva diz que sempre participa da campanha. “É importante fazer essa devolução e não armazenar essas embalagens por muito tempo na propriedade. Essa campanha ajuda muito”, conta.

 

A coleta segue uma determinação de lei federal, em que os agricultores devem devolver todas as embalagens de agrotóxicos, furadas e com a tríplice lavagem, em um prazo máximo de um ano.  O destino das embalagens é uma empresa de reciclagem, que recebe o material e o transforma em novas embalagens de agrotóxico ou produtos do gênero.

 

O descarte inadequado das embalagens pode causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Os problemas vão desde a contaminação do solo até a emissão de dióxido de carbono – que em grande quantidade contribui com o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.

 

Semana do Pimentão

Para fortalecer a produção local de pimentão, a Emater-DF em parceria com a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), a Secretaria de Turismo e o Instituto Qualificação promovem, entre os dias 7 a 12/11, a 23ª Semana do Pimentão do Núcleo Rural da Taquara. Neste ano, entre as atividades técnicas, a programação inclui a produção de outras culturas, com objetivo de mostrar possibilidades de cultivo que podem agregar na produção e gerar renda aos produtores.

 

A programação do evento, entre quinta e domingo, inclui apresentação da Rota da Fruticultura e do panorama econômico da fruticultura no DF, desafios e oportunidades no manejo para altos rendimentos na safra de grãos, gripe aviária, além de concurso de receitas, atividades sociais e culturais e a tradicional cavalgada de encerramento.

 

Programação da Semana do Pimentão

 

 

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br