Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/24 às 16h12 - Atualizado em 26/02/24 às 17h15

Revitalização de canal traz segurança para produção agropecuária em comunidade de Sobradinho

COMPARTILHAR

 

A reforma do canal de irrigação do núcleo rural Sobradinho II foi entregue à população no último sábado (24). A obra foi realizada por meio de trabalho conjunto entre a Secretaria de Agricultura, a Emater-DF e produtores locais, viabilizada com recursos de emenda parlamentar. Ao todo, 35 famílias estão sendo beneficiadas, numa região que produz principalmente milho, ovos, carne de aves e vaca, hortaliças, além de ser um polo de turismo rural. A solenidade de entrega reuniu cerca de 50 produtores locais.

 

De acordo com o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, o canal estava assoreado há muito tempo. “Essa área tem uma produção agrícola importante, que gera empregos e eleva a renda das famílias. Com a volta da água, a atividade econômica se consolida”, observou o dirigente. A canalização traz benefícios, pois evita a evaporação, a contaminação por animais e a infiltração na terra. “Dessa forma, garantimos sustentabilidade ambiental, social e econômica da agricultura local”, acrescentou Cleison.

 

O presidente da empresa ressaltou ainda a importância da união institucional, que tem contribuído para a melhoria de diversos aspectos na área rural. “Trabalhamos também com o projeto de instalação de fossas sépticas em várias regiões rurais do DF, além de termos entregue, nos últimos cinco anos, a revitalização de vários canais de irrigação, beneficiando ao todo 750 famílias”, relembrou Cleison Duval.

 

O canal de irrigação do ribeirão Sobradinho, que é afluente do São Bartolomeu, custou R$ 490 mil, incluindo a compra e instalação de tubulações de material reforçado, cuja durabilidade pode chegar a cem anos. Para o ex-deputado distrital Leandro Grass, que destinou a verba por meio de emenda parlamentar, a realização da obra é o resultado de um esforço conjunto.

 

“Vemos a importância da participação popular, por meio dos produtores que se organizaram para colocar o assunto em pauta e a importância do poder público, que, por meio de uma empresa de extensão rural forte e de uma secretaria atuante, fizeram toda a articulação institucional”, expressou. Atualmente, Grass preside o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

A gerente do escritório da Emater-DF em Sobradinho, Clarissa Campos, lembrou que, com a oferta de água proporcionada pelo canal, a atividade agrícola do núcleo rural Sobradinho II permitirá a manutenção das famílias na região. “Muitos produtores estavam pensando em desistir de continuar a plantação e a criação de animais, mas, com água chegando na região, já repensaram e estão firmes em seguir produzindo”, comemorou.

 

Estiveram presentes no evento o subsecretário de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, Pedro Paulo, e representantes da ONG SOS Ribeirão, que atuaram junto aos produtores locais e ao escritório da Emater-DF em Sobradinho na realização da obra.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural aos produtores do DF por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br