Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/12/16 às 12h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Proposta de criação da Câmara Técnica de ATER é aprovada por governadores do Consórcio Brasil Central

COMPARTILHAR

 

A criação da Câmara Técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural, dentro do Consórcio Brasil Central, que reúne os governadores dos estados de Tocantins, do Mato Grosso do Sul, de Goiás, de Mato Grosso e de Rondônia, além do Distrito Federal, foi aprovada na manhã desta sexta-feira, 2, durante a reunião do VI Fórum de Governadores Brasil Central, ocorrida na residência Oficial do Governador, em Águas Claras, DF. A criação da Câmara surgiu da reunião dos quatro presidentes das Emateres do DF, TO, MT e MS. O presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, fez a proposta durante sua apresentação sobre ATER, aos governadores.

 

“Nós temos muitas demandas comuns e a participação mais efetiva, no Fórum, por meio da Câmara Técnica, e com o aval dos nossos governadores, fará com que a agricultura se fortaleça, inclusive, politicamente. Saímos daqui com a certeza de que demos um passo muito importante e que, num prazo de seis meses já estaremos conhecendo os frutos dessa ação”, avaliou Pedro Dias, presidente da Ruraltins (TO).

 

O presidente da Empaer-MT, Lair Mota da Silva, destacou a possibilidade de alavancar o desenvolvimento dos estados reunidos no Consórcio. “”Tendo em vista que poderemos discuti as questões da nossa região, acredito que esta iniciativa vai alavancar o desenvolvimento dos nossos estados, nesse momento de crise”, observou.

Para Argileu Martins, a Câmara Técnica será mais uma ferramenta de convergência de troca de experiências e propostas conjuntas, que poderão alavancar, ainda mais, a agricultura da região do Brasil Central. “Não resta dúvida de que este é um momento marcante para as Emateres aqui reunidas. Com a qualidade dos debates que teremos, tenho certeza que a extensão rural ganhará uma dimensão maior no que se refere à geração de renda e empregos, no campo. Além da disseminação das boas práticas que cada uma dessas Emateres tem”.

 

O governador de Goiás, Marconi Perillo, reconduzido nesta sexta-feira ao cargo de presidente do Consórcio Brasil Central, colocou a proposta em votação tão logo Argileu Martins se manifestou. “Peço àqueles que estiverem de acordo com a imediata criação da Câmara Técnica de ATER, que se pronunciem”. Sendo aprovada por unanimidade, Perillo acrescentou: “Aprovada a proposta: Peço, então, ao secretário Thiago Camargo para tomar as providências formais. E parabéns pela iniciativa a todos vocês”, finalizou.

 

“A criação da Câmara de ATER é fundamental”, assegurou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. “Nós temos, nesses estados, uma vocação rural. A agricultura familiar é um grande instrumento de geração de emprego e renda e manutenção dessas pessoas, que estão desenvolvendo seu trabalho no campo. Ter uma câmara técnica e poder trocar experiências entre as unidades da federação é fundamental para o desenvolvimento sustentável dentro dessa área”, acrescentou.

 

Estavam presentes ao evento, os governadores dos estados de Tocantins, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e do Distrito Federal, além dos secretários de várias pastas de cada estado e os presidentes da Ruraltins (TO), Pedro Dias; da Emater-GO, Pedro Arraes; da Empaer-MT, Lair Mota da Silva; e da Agraer-MS, Enelvo Felini.

 

02.12.Camara.Emateres

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br