Governo do Distrito Federal
16/05/23 às 14h10 - Atualizado em 16/05/23 às 14h10

Projeto leva educação ambiental e empreendedorismo a escolas públicas urbanas e rurais

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Alunos da Escola Classe 410 de Samambaia colhem alface na horta da escola – Foto: Escola Classe 410 da Samambaia

 

A Emater-DF e a Secretaria de Educação assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para dar início ao projeto “Há Campo”. A ação prevê a oferta de oficinas de empreendedorismo, além de implantar hortas escolares, sistemas de captação de água da chuva, energia solar e fossas biodigestoras em escolas da rede pública do Distrito Federal. O programa já foi apresentado por técnicos da Emater-DF aos coordenadores regionais da Secretaria de Educação.

 

O objetivo é beneficiar cem unidades de ensino durante um ano. “Em uma delas, que vamos chamar de escola modelo, teremos todos as ações implantadas. Nas outras, os projetos vão ser implantados conforme o interesse da direção escolar”, afirma Adriana Dutra, assessora técnica da Emater-DF. “O projeto Há Campo mostra que existe um grande espaço para aplicarmos a transversalidade do conhecimento, levando consciência ambiental e oportunidades para os estudantes”, acrescenta.

 

Várias escolas do Distrito Federal já possuem hortas e equipamentos de captação de água da chuva e energia solar. “O ACT vai formalizar essa ação, dando mais transparência ao trabalho que a Emater-DF já realiza nesses colégios”, ressalta o assessor técnico Tiago Leite. O acordo foi publicado no Diário Oficial do DF no inícoo deste ano. O projeto deve levar economia à Secretaria de Educação, com a captação de águas das chuvas, energia solar, produção de gás a partir dos resíduos orgânicos com as fossas biodigestoras, implantação de hortas e a utilização dos alimentos cultivados nas próprias hortas pedagógicas.

 

Placas de energia solar no Centro de Ensino Médio Integrado do Gama: projeto será ampliado

“Ao trabalhar com hortas, podemos levar aos estudantes a possibilidade de integração de vários objetivos de aprendizagem presentes em nosso currículo. O estudo da geometria na confecção de canteiros, ciências da natureza quando se observa o papel de microrganismos, língua portuguesa na leitura e produção de textos instrutivos para processos de cultivo e plantio, educação financeira ao pensar nas relações comerciais, além de melhorar aspectos motores no manuseio de ferramentas. Além das questões pedagógicas, podemos apontar questões de saúde como, por exemplo, os benefícios da inclusão de alimentos naturais na dieta”, ressalta a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

 

De acordo com o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, o acordo, além de ser representativo pela união de esforços de órgãos públicos, reforça o papel educativo da empresa e leva questões importantes de sustentabilidade para áreas urbanas. “Como extensionistas, já trabalhamos com metodologias de educação não formal. Percebemos que é possível levar tecnologias já adotadas pelo agricultor às escolas, proporcionando economia ao estado e conhecimento aos jovens. Vamos trabalhar integrados para que o projeto leve muitos benefícios para a comunidade escolar e reforcem questões importantes sobre sustentabilidade e alimentação saudável”, afirma.

 

“Cada região da cidade tem realidades diferentes, o que vai fazer com que as diretorias das unidades de ensino escolham quais ações podem ser implementadas”, explica Adriana Dutra. “Com o Há Campo, pretendemos ampliar a cosmovisão do estudante em relação ao seu meio, potencializando os resultados da educação”, conclui a assessora técnica.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

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