Durante o fim de semana das mães, Circuito Rajadinha ofereceu atividades diversas para os visitantes
O fim de semana do Dia das Mães (13 e 14/05) foi a data escolhida pelos produtores rurais do Circuito Rajadinha para realizar o 1º Passeio da Colônia. O evento foi realizado com apoio da Emater-DF, que assiste os produtores da região. Com foco em receber as mães e proporcionar momentos de lazer e relaxamento no ambiente rural, as chácaras envolvidas no Circuito abriram as portas ao público e apresentaram programações recheadas e independentes.
O visitante pôde escolher, por exemplo, tomar café da manhã na chácara da dona Aparecida, em seguida levar as crianças para brincar no pula-pula do Sol Orquidário enquanto já fazia, por ali mesmo, uma massagem. Teve também a opção de almoçar no Sítio Florida, garantir na feirinha próxima um presente para as mães e ainda fechar a tarde na Fazendinha da Chácara IsasBelas. Teve também quem preferiu ficar em apenas uma dessas chácaras, com opções de alimentação e atividades para o dia todo.
“A proposta do Passeio na Colônia é fazer os visitantes rodarem pelas propriedades do circuito. As propriedades ficaram livres para o produtor abrir ou não e oferecer as atividades que tinha possibilidade de ofertar”, disse o gerente do escritório da Emater-DF em Planaltina, Leandro Moraes de Souza, que acompanha as atividades produtivas da região.
O evento teve programações como oficinas de apicultura e de cuidado com plantas, massagem, brinquedos e animação para as crianças, exposição de artesanatos, plantas ornamentais, mudas e suculentas, alimentos caseiros da região, bingos, além de opções de café da manhã, almoço e lanche da tarde. E para quem quis se refrescar, três chácaras do circuito ofereceram piscina e programações para crianças.
“Nós apoiamos na formatação desse evento com reuniões anteriores e com a orientação sobre a organização de cada propriedade. No dia, nosso papel foi de observadores para dar o feedback e sugerir os ajustes para os próximos eventos”, explicou a turismóloga e extensionista rural da Emater-DF Zaida Regina da Silva. “Nossa intenção é dar ao grupo cada vez mais autonomia para a criação de novos eventos”, afirma.
Para Neuza Radel, moradora de Planaltina, o Passeio da Colônia foi muito agradável. Assídua, ela afirma que participa desde a primeira edição da Feira da Colônia e não perde a oportunidade de voltar todo ano. “O que mais gostei no dia da mães foi da mini oficina sobre cultivo de Rosa do Deserto, pois eu tenho algumas e me ajudou bastante”, afirma Neuza. “Eu amo plantas, se dependesse só da minha vontade eu ficaria o dia todo mexendo com plantas. Gostei muito de passar o dia aqui”, disse a participante.
O Circuito Rajadinha já oferece outros eventos durante o ano, como a já tradicional Feira da Colônia, que este ano está planejada para acontecer em Setembro, e o Circuito Rajadinha Ensina, que nasceu após a pandemia com um formato mais controlado de oficinas agendadas, nas quais os produtores do circuito ensinam um pouco do que eles produzem em suas chácaras, como o cultivo de orquídeas, suculentas e plantas ornamentais. Ainda não tem data marcada para a próxima oficina do Circuito Rajadinha Ensina, mas para quem quiser conhecer, algumas chácaras também recebem visitas agendadas ao longo do ano.
Para mais informações sobre o circuito, basta acessar o perfil do Circuito Rajadinha no Instagram (@circuito.rajadinha) ou procurar o escritório da Emater-DF em Planaltina pelo telefone 3311-9438.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br