Decididas a se mobilizar e garantir renda própria, 22 mulheres, produtoras no assentamento Fazenda Larga, no Pipiripau, em Planaltina, visitaram a Associação do Grupo de Mulheres Produtoras Flores do Contagem, em Sobradinho, em busca de inspiração. O encontro, regado de histórias motivadoras, foi acompanhado de perto pela presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, na manhã desta quinta-feira (4).
A visita, viabilizada pela Emater-DF, teve o objetivo de levar as mulheres da Fazenda Larga para conhecer o exemplo de superação no ramo dos panificados do projeto Flores do Contagem, que tem empoderado mulheres do meio rural, transformado a rotina de moradores e gerado empregos. O Flores do Contagem é uma agroindústria de panificados que nasceu do projeto social da Votorantim Cimentos.
Emater-DF incentiva empoderamento de mulheres da área rural
Artesanato é alternativa de renda para mulheres rurais
Denise conferiu de perto o trabalho realizado apenas por mulheres da Agroindústria Flores do Contagem
O grupo atua na produção de pães, bolos e biscoitos. Junto às mulheres, a Emater-DF tem feito trabalho de qualificação, com cursos voltados para a área e orientações técnicas. A presidente do grupo Flores do Contagem, Maria das Dores, falou às mulheres sobre a criação do negócio, as técnicas utilizadas na produção, a venda dos panificados, as dificuldades superadas pelo grupo.
“Do mesmo jeito que você é uma dona de casa, você pode ser uma empreendedora, uma vendedora e tudo que você quiser. Na verdade, a gente é e pode ser tudo”, disse ela, que também ressaltou: “Hoje eu tenho orgulho de dizer quem eu sou. Depois que a gente resolveu montar essa associação, hoje eu me surpreendo com a quantidade de coisas que eu consigo fazer”.
Empoderamento
Encantada com o projeto, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ponderou que o exemplo de Dorinha, como é conhecida a presidente do Flores do Contagem, precisa ser multiplicado. “A história da Dorinha é muito bonita porque ela não se intimidou. As mulheres têm que estar cada vez mais empoderadas. A Dorinha é um exemplo que vocês todas podem seguir.” Emocionada com os relatos e garra das mulheres presentes, Denise lembrou que, de acordo com os dados do IBGE, as mulheres são responsáveis por 42,4% das famílias no campo.
Atualmente, além de outras encomendas, o Flores do Contagem produz pão de queijo e biscoito de queijo para chamada pública da Emater-DF e bolo pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A panificadora foi a primeira agroindústria rural em grupo formalizada no DF. Há dois meses um grupo de mulheres de Brazlândia também esteve no local. Hoje, o grupo já trabalha e produz coletivamente.
A presidente do Flores do Contagem contou a história do projeto às mulheres do assentamento Fazenda Larga
Auxílio da Emater
De acordo com a extensionista Denise Sampaio de Melo, do escritório do Pipiripau, as mulheres da Fazenda Larga estão decididas a se mobilizar. No entanto, ainda buscam recursos e profissionalização. Por meio do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater (Centrer), estão fazendo cursos nas áreas de derivados do leite e de precificação. A Emater-DF também tem prestado auxílio diverso ao grupo.
“Esse grupo de mulheres tem o objetivo de ter o incremento na renda. Saindo a agroindústria ou não, elas vão continuar com atividades e o grupo unido”, ressaltou Denise Sampaio. No próximo dia 13, as mulheres vão promover uma feira chamada Feirinha da Larga, que será a primeira experiência com as vendas. No dia, serão comercializados produtos alimentícios, artesanato e mudas de suculentas.
A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br