O presidente da Asbraer e da Emater-DF, Argileu Martins defendeu a continuidade e o avanço das políticas públicas direcionadas aos agricultores familiares e à extensão rural, durante o Workshop Políticas Públicas para Agricultura Familiar e Reforma Agrária, realizado pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e pelo Incra
“Políticas como o Pronaf, entre outras que trazem desenvolvimento, tem a participação estratégica dos extensionistas rurais. Precisamos promover ainda mais o desenvolvimento rural e para isso solucionar os desafios que se apresentam”, disse Argileu. “Estamos, por exemplo, mediando o diálogo entre os pesquisadores da Embrapa Cerrado com os agricultores no DF para que as pesquisas contemplem ainda mais o que os agricultores precisam”.
Pontos a serem defendidos
Para argileu algumas ações e reconhecimentos são estratégicos. “Temos que avançar no compartilhamento de conhecimento e empoderamento dos agricultores. Também queremos que os demais atores envolvidos compreendam o importante papel de educação que a extensão rural cumpre”, defendeu Argileu. “O Brasil tem uma dívida com os agricultores familiares, os quilombolas e demais povos tradicionais”.
Argileu defendeu, ainda, mais eficiência e investimentos. “Precisamos ter um sistema de financiamento permanente. E, sobre tudo, o verdadeiro funcionamento da Anater. E temos que ter pressa nisso”. Enfatizou Argileu. “A Asbraer está elaborando uma proposta para isso e vamos apresentar em poucas semanas”, revelou. “Temos que cuidar com a sobreposição de ações, para evitar, por exemplo, distorções que levem a privatizações gastando o dinheiro público para isso. Ações sobrepostas só fazem aumentar gastos públicos sem resultado à altura”, disse.
José Roseno, secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário afirmou ser necessário diálogo. “A ideia do encontro surgiu depois de uma reunião com movimentos sociais,” disse o secretário. “Queremos abrir a secretaria e construir o caminho da relação com o setor, ou seja, combinar o jogo”, afirmou.
Ascom/Asbraer
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br