Parcerias focam na defesa da Extensão Rural e do desenvolvimento rural, disseminação de conhecimento e inovação
O presidente da Asbraer e da Emater-DF, Argileu Martins, articula ações conjuntas para impulsionar a Extensão Rural Brasileira, com foco na disseminação de conhecimento e inovação.
As articulações ocorreram nas duas últimas semanas e foram com a Fundação Ondjyla e com o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa).
Conhecimento e inovação
O Brasil detém a liderança na tecnologia para a agricultura tropical e a Extensão Rural Oficial tem um amplo acervo de conhecimento inovador acumulado. Por isso sabemos que podemos contribuir para que outros países também possam superar problemas como a fome, por exemplo, e gerar renda por meio da inclusão produtiva, como fazemos”, destacou Argileu.
A proposta é disponibilizar, em meio digital, conhecimentos voltados a agricultores familiares, em quatro idiomas: inglês, português, francês e espanhol. Manuel Silveira Botelho, secretário geral da Fundação Ondjyla, destacou a plataforma eletrônica e a importância do Brasil como referência.
“O objetivo da plataforma é partilhar conhecimento entre os países em que há escolas familiares rurais, com o intuito de suprir a carência de livros adaptados aos nossos públicos atendidos. Quando pensamos em modelo de desenvolvimento agrícola, pensamos no Brasil”, disse o secretário geral.
Argileu Martins acredita no compartilhamento do conhecimento. “Por meio da Asbraer, podemos identificar nas Emateres de todo o país, publicações que possam alimentar a plataforma”, falou.
Representação e inovação
Com o Consepa, foram articuladas ações conjuntas para garantir a continuidade do desenvolvimento rural brasileiro e para levar ao conhecimento da população a importância do trabalho realizado.
“A pesquisa é estratégica para o desenvolvimento do meio rural, assim como a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que leva esse conhecimento gerado até o campo, além de inovar também. Por isso é importante estreitarmos as parcerias”, explicou Argileu.
Fundação Ondjyla – com sede em Genebra, Suíça, o objeto principal da fundação é a promoção do intercâmbio científico, cultural e educativo entre Angola, Brasil, Portugal, Oriente e demais países, mediante a promoção de projetos de formação e de investigação em setores em vias de modernização e de desenvolvimento.
Consepa – é responsável pelo fortalecimento institucional das entidades estaduais de Pesquisa Agropecuária e articula o desenvolvimento dos sistemas estaduais de pesquisa para o setor.
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br